Novo Toyota Yaris esportivo simula vida de piloto e será feito por mestres
Além da performance de corrida, novo Toyota GRMN Yaris juntará donos e engenheiros para evoluírem o carro ao longo do uso
O sucesso do Toyota GR Yaris levou a fabricante japonesa a anunciar que uma versão ainda mais potente vem aí. O GRMN Yaris terá sorteio para direito de compra, prometendo experiência peculiar aos compradores.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Com foco em simular a experiência de ter um carro de corrida ao máximo, o GRMN traz, em relação ao GR, melhorias que incluem maior rigidez da carroceria, menos 20 kg, centro de gravidade mais baixo e diferencial de deslizamento limitado mecânico.
A relação de marchas do câmbio manual é ainda mais curta e foi definida, literalmente, na tentativa e erro. “O GRMN Yaris será ainda mais rápido, com melhorias na força de frenagem, aderência e curvas”, garantiu a Toyota, que acaba de lançar a versão sem emoção no Brasil.
O mais legal é que os 500 sortudos que adquirirem o modelo ainda poderão simular a relação entre piloto e engenheiro, ajustando seu carro em concessionárias Toyota especiais.
A marca diz que o GRMN Yaris, com motor 1.6 de 272 cv e 39,8 kgfm, “evoluirá rápido”. Para adaptá-lo ao gosto do freguês piloto amador, as lojas poderão atualizar partes do carro, seja por software ou trocas.
Os mais obstinados poderão até mesmo levar o hot hatch a circuitos profissionais, onde suas voltas serão analisadas em termos técnicos e telemétricos, e uma conversa com os engenheiros permitirá ajustes que farão o carro tão diferente de outros como acontece na Formula 1, por exemplo, em termos de calibração.
Isso significa que os amortecedores Blistein terão até taxa de deflexão vertical ajustada, com o aerofólio de carbono também otimizado para quem está no volante.
Obra do mestre
O Toyota GRMN Yaris será vendido apenas no Japão, e já é possível se inscrever na loteria virtual para, aí sim, ser escolhido e pagar pelo carro. O preço da máquina irá de R$ 356.741 e R$ 412.809, na conversão direta.
Ele será fabricado na unidade japonesa de Motomachi, onde sua montagem será conduzida por takumi, os mestres de montagem e construção que também são usados na fabricação dos Lexus.