O próximo Toyota Corolla deve manter o ótimo desempenho nos testes de impacto. Para isso basta ele manter as características da versão hatch, que obteve nota máxima no NCAP Australiano, o Ancap.
O modelo foi testado nas provas de impacto frontal (com barreira fixa e deformável) e lateral (contra um aríete e um poste).
Os sistemas de condução semiautônoma, como o assistente de manutenção de faixa e a frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, também foram avaliados e aprovados com louvor.
É importante ressaltar que, na Austrália, os sistemas de segurança ativos são de série, assim como o controle de estabilidade e tração e sete airbags (um exclusivo para os joelhos do motorista).
Felizmente é improvável que a Toyota repita o que foi feito na atual geração do Corolla, que só foi ter os mesmos sistemas de segurança em sua última reestilização.
A expectativa é que a próxima atualização do sedã seja lançada no Brasil em 2019 com boa parte dos pacotes de assistência das versões europeia e asiática.
Apenas a frenagem automática, que ainda não é levada em conta na pontuação do Latin NCAP, não deve estar disponível como item de série neste primeiro momento.
O novo Corolla nacional também terá uma exclusiva versão híbrida com motor flex. O conjunto será o mesmo que vai estrear este ano no Prius, que está em fase avançada de desenvolvimento.
Veja o teste de impacto do novo Corolla hatch: