Aos apaixonados por carros, a final do Big Brother Brasil 2021 será marcada não por Juliette, Camilla e Fiuk, mas pela revelação do novo SUV da Fiat, até o momento chamado de Progetto 363.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
O misterioso SUV do Argo vem sendo extensamente divulgado pela marca durante o BBB e, um dia antes de ter sua aparência revelada, a Fiat publicou a primeira imagem dianteira do novo carro, saciando um pouco da curiosidade.
Ainda que detalhes mecânicos e tecnológicos tenham sido bem adiantados por QUATRO RODAS, é justamente a carroceria do 363 que abre margem para maiores especulações. Algumas delas, entretanto, já podem ser respondidas.
A foto não entrega todos os detalhes, mas é possível notar à primeira vista os largos nichos dos faróis de neblina no para-choques dianteiro, assim como a grade e detalhes luminosos adiantados por nossa projeção.
Também chamam atenção as linhas do capô, cuja tampa é recuada em relação à porção dianteira inferior e tem configuração análoga à do Renault Fluence nesse aspecto. Na penumbra, ainda é possível reparar os racks de teto e partes da lanterna traseira do carro.
A montadora, claro, faz suspense, escondendo detalhes inferiores do projeto 363, além de informações acerca de suas portas, frisos e entre-eixos. Esses aspectos são primordiais para o posicionamento do modelo como uma variante SUV do Argo, ao invés de um outro modelo compacto da italiana.
Interior, mecânica e preços
Por mais que a Fiat tenha revelado somente características externas do carro, é possível deduzir que o 363 terá detalhes internos semelhantes aos do novo Compass e do sete-lugares Jeep Commander.
Como previsto, o carro virá com sistemas de conexão e pagamentos via nuvem Fiat Cart, capaz de se comunicar com aplicativos de monitoramento, drive-thrus, pedágios e oficinas. Em parceria com a Tim, o carro também se conectará à rede 4G para transferir informações e criar ponto de Wi-Fi aos ocupantes. Ainda haverá central multimídia UConnect 5 com telas de 8,4’’ ou 10,1’’ e painel de instrumentos analógico ou digital, em 7,5’’ além de serviços de automação parcial como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência.
O Fiat 363 também estreará no Brasil o motor GSE T3, um três-cilindros 1.0 12V com turbo e injeção direta flex. Instalado a partir da versão intermediária (cerca de R$ 90.000) junto a um novo câmbio automático CVT da japonesa Aisin, o GSE T3 atingirá 128 cv com gasolina, 131 cv com etanol e torque ao redor dos 21 kgfm, conforme apuramos.
As versões mais baratas do Fiat 363 terão preço inicial abaixo dos R$ 80.000, mas o mesmo motor 1.3 8V aspirado de 109 cv que equipa o Argo, com câmbio manual de cinco marchas ou automático CVT – o mesmo do Toyota Yaris.
O carro ainda não possui nome definido, mas sabe-se que, além de ter como seu primeiro dono um artista paulista, uma advogada paraibana ou uma criadora de vídeos fluminense, o novo SUV da Fiat chegará às lojas no segundo semestre.
Para manter o burburinho, espera-se campanhas interativas ao longo dos próximos meses, em esquema parecido com a websérie e portal criados para as primeiras pistas do carro.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.