A Renault começou a vender no Brasil a o elétrico Zoe reestilizado, com amplas melhorias em relação ao modelo oferecido ao público por aqui desde 2019. O modelo ficou mais potente, ganhou mais autonomia, passou por mudanças no visual e ganhou um interior repaginado, mais moderno que o modelo anterior. São duas versões, Zen e Intense, vendidas a R$ 204.990 e R$ 219.990 respectivamente. É preço de picape média com motor diesel.
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Agora, o Zoe tem um motor elétrico com 135 cv e 25 kgfm de torque, ante os 92 cv e 22 kgfm do modelo antigo. O desempenho melhorou e segundo a Renault, o Zoe vai de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. A velocidade máxima é limitada a 140 km/h.
O novo Zoe também ganhou um modo de condução com apenas um pedal, onde a regeneração do motor se torna mais intensa e praticamente dispensa o uso do pedal de freio. Basta soltar o acelerador que o carro reduz a velocidade.
A autonomia agora chega a 385 km graças à nova bateria Z.E 50, de 52 kWh. O modelo anterior usava a Z.E 40, com 41 kWh, que limitava o alcance a 300 km. O Zoe agora suporta recargas em corrente contínua de até 50 kW, capaz de devolver cerca de 150 km de autonomia em 30 minutos plugado.
Em tomadas mais convencionais, os mesmos 150 km aparecem em cerca de 1 hora, em tomadas de 22 kW, ou em 2 horas, em tomadas de 11 kW. Numa tomada residencial com um wallbox de 7,4 kW, a recarga completa leva cerca de oito horas e meia.
O hatch também passou por boas mudanças na cabine. Há uma nova tela de 10 polegadas que serve aos instrumentos, indicando velocidade, nível de carga e modos de condução. Uma segunda tela, de sete polegadas em orientação vertical, serve à nova central multimídia que comanda outras funções do carro. Há conexão para Android Auto e CarPlay.
Há também outros itens de conveniência desde a versão de entrada, como ar-condicionado automático e sensores de luz e chuva. A diferença entre as duas versões é relativamente pequena, mas importante. A versão Intense, mais cara, adiciona rodas com acabamento exclusivo, sensores de obstáculos na frente e atrás, monitor de ponto cego, câmera de ré e assistente de frenagem de emergência, o que pode justificar os R$ 15.000 extras.
A Renault também melhorou o acabamento, que agora tem materiais de melhor qualidade. Há revestimentos de tecido nas portas e painel, e bancos com imitação de couro. A melhora é visível diante da antiga cabine do modelo, que era bem mais simplória.
O Zoe pode ser comprado diretamente em 16 concessionárias da marca espalhadas por 12 cidades do Brasil, ou ainda alugado por períodos mais longos pelo programa Renault On Demand. A mensalidade para o Zoe é de R$ 3.890, que inclui documentação, seguro, manutenção e assistência técnica.
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