Novo radar portátil no RJ “dedura” carros irregulares em tempo real
Equipamentos serão utilizados para fiscalizar veículos em situação irregular. Em apenas um dia de uso, 144 motoristas foram autuados
A cidade do Rio de Janeiro tem uma nova ferramenta para fiscalizar os motoristas: um radar portátil capaz de reconhecer placas – e diversas irregularidades – dos veículos.
A tecnologia não é novidade: o sistema tem um banco de dados e verifica registros de furto, roubo, além problemas no licenciamento. Mas, até agora, só existia em câmeras fixas.
Segundo o Uol, uma operação Detran Seguro estreou os radares inteligentes nesta semana e, já no primeiro dia, verificou mais de 1.600 veículos. Destes, 144 foram abordados e 17, removidos de circulação por conta de irregularidades.
O recorde de infrações (um total de 46) foi de proprietários que não licenciaram o carro nos anos anteriores. Além disso, são avaliados os estados de circulação de pneus, lataria, placas, luzes e emissões.
Para garantir a regularidade da operação (ou seja, que não haja abusos), os agentes também são fiscalizados por câmeras ligadas a uma central de monitoramento. No RJ, serão realizadas operações diariamente com o equipamento.
Procurado, o Detran-SP não respondeu a reportagem da QUATRO RODAS para informar se há previsão de implantação dos novos equipamentos e da fiscalização em São Paulo.