Novo Porsche Panamera E-Hybrid terá mais potência e alcance elétrico
Marca alemã está finalizando testes do novo Panamera, que vai ganhar uma nova versão híbrida plug-in
O Porsche Panamera ganhará uma nova geração no mês de novembro e já está passando pela fase final de testes. Para garantir o melhor desempenho da terceira geração, os protótipos rodaram nos quatro cantos do mundo, enfrentando diferentes tipos de condições climáticas e terrenos, em um processo muito parecido com o do novo Cayenne.
A fase final dos testes está acontecendo em Barcelona, na Espanha, para dar os últimos toques na nova transmissão PDK, o famoso câmbio de dupla embreagem da Porsche, e também no novo chassi recém-desenvolvido com controle ativo dos amortecedores.
Mas antes disso, o Panamera de terceira geração também fez testes nos EUA, para assegurar o desempenho do trem de força em altitudes elevadas e com pouco oxigênio. Ele também passou pela Escandinávia, onde fez testes em baixas temperaturas, na África do Sul, para testar suas capacidades em terrenos mais acidentados e na Ásia, onde o trânsito é muito intenso e a umidade do ar é mais elevada.
“Testamos cada carro novo de forma intensiva para atender às nossas demandas, e é claro, às dos nossos clientes ao redor do mundo”, diz o gerente de desenvolvimento Marcel Hönemann.
Para dar vida nova ao Panamera, a Porsche vai oferecer quatro versões híbridas — uma a mais que a geração passada — com trens de força totalmente novos. “ […] Em alguns países, a proporção de E-Hybrids no Panamera é quase de 100 por cento. A nova derivação é um modelo de alto desempenho que se encaixa perfeitamente na linha versátil”, explica o Dr. Thomas Friemuth, chefe da linha de produtos Panamera.
E as mudanças estão gerando bons frutos, de acordo com a montadora alemã. Como relatou Friemuth, nos testes o Panamera de terceira geração conseguiu aumentar seu alcance puramente elétrico em até 70% se comparado com os testes da segunda geração.
O segredo para tudo isso é o novo motor elétrico mais potente que o anterior e que agora está completamente integrado à transmissão PDK. A Porsche ainda não divulgou números, mas garante que sua potência e recuperação são superiores. A montadora diz ainda que os motores a combustão foram revisados para melhorar a eficiência e desempenho
O que sabemos é que agora ele terá uma nova bateria de 25,9 kWh com potência de carregamento de 11 kW, que segundo a Porsche, ajuda a diminuir o tempo de recarga, mesmo ela sendo consideravelmente maior que a anterior.
Para efeito de comparação, o Panamera 4S E-Hybrid era a topo de linha da geração anterior. Ele tem motor V6 2.9 biturbo de 440 cv e 63,2 kgfm combinado com um motor elétrico de 136 cv. Juntos, o conjunto entregava 560 cv e um torque máximo de 76,5 kgfm. Enquanto isso, a bateria era de 17,9 kWh e oferecia uma autonomia elétrica de até 54 km. Se a Porsche cumprir com o prometido, espere números ainda maiores para a versão equivalente da terceira geração.
Outra novidade é o novo sistema de suspensão pneumática. Ele traz chassi semi-ativo com novos amortecedores de duas válvulas como padrão, que são capazes de regular as fases de compressão e retorno de forma independente um do outro. De acordo com a montadora, isso aumenta as possibilidades de configurações, que variam entre uma regulagem mais confortável ou de alto desempenho.
O novo Porsche Panamera será apresentado oficialmente durante o festival Icons of Porsche em Dubai, no dia 24 de novembro de 2023. Provavelmente, saberemos mais detalhes sobre o esportivo nesta data, incluindo uma previsão do início das vendas.