
O Peugeot 3008 está de cara nova. O crossover, lançado no mercado brasileiro em 2011, sofreu sua primeira reestilização, mas mantém suas principais características. Ele continua sendo vendido em versão única, agora chamada Griffe, recheada de equipamentos de série. O 3008 segue equipado com motor 1.6 THP de 165 cavalos e sofreu acréscimo de 2 mil reais, custando agora R$ 99 990.
As principais mudanças estão na dianteira. Grade (que ganhou proporções mais discretas) e faróis de neblina têm moldura cromada inspirada nos carros conceito mais recentes da marca. Os cromados estão presentes também nos filetes que adornam as entradas de ar e nas áreas em torno dos novos faróis, que agora também contam com luzes de LED. Por fim, o emblema da Peugeot não é mais delimitado por uma moldura. Na traseira, as lanternas mantiveram o seu formato, mas os elementos internos ganharam três filetes verticais. Além disso, o emblema da marca agora é acompanhado da inscrição “Peugeot” e as rodas de 17 polegadas ganharam novo design.
O motor é o mesmo 1.6 THP, que entrega 165 cv somente com gasolina a 6.000 rpm e torque máximo de 24,5 mkgf a partir de 1.400 rpm. Dentre os itens de série, destaque para o head up display (uma lâmina translúcida de policarbonato, com tratamento antireflexo), assistência de arranque em rampas, ar-condicionado digital bizona com filtro automático, cruise control e limitador de velocidade. O 3008 ainda conta com sensor de estacionamento traseiro, seis airbags, controle de tração, repartidor eletrônico de frenagem e assistência de frenagem de urgência.
Ao volante, o crossover agrada pelo bom desempenho, especialmente nas retomadas de velocidade. A direção mais “dura” torna a condução mais prazerosa na estrada, convidando o motorista a entrar nas curvas com mais disposição – nesta situação, inclusive, o 3008 transmite segurança, apesar de seu porte mais parecido com o de um SUV. O câmbio automático de seis velocidades oferece trocas sequenciais, feitas por toques na própria alavanca. No entanto, as respostas da caixa são um pouco lentas. O interior tem acabamento satisfatório, com conforto de sobra para quatro adultos e uma criança.