Nova geração do Mercedes-Benz CLS adota sistema elétrico de 48V
Cupê estreia nova linguagem de design da marca, novo motor de seis cilindros e agora carrega cinco pessoas
A Mercedes-Benz apresentou a segunda geração do CLS, o cupê de quatro portas que estreou o próprio segmento. Em sua segunda geração, o modelo será a grande atração da Mercedes no Salão de Los Angeles, que começa nesta sexta-feira.
O lançamento no Brasil está previsto para o segundo semestre de 2018.
O CLS foi o modelo escolhido para inaugurar a nova linguagem de design da Mercedes, representada pelos faróis triangulares e estreitos que avançam na direção da lateral. A grade dianteira segue o mesmo formato de outros carros, mas está mais vertical.
As laterais mantiveram o perfil clássico do CLS, com janelas arqueadas, mas desta vez o terceiro volume está mais definido. Além disso, os designers eliminaram o vinco que marcava as caixas de roda traseiras. Ele nunca esteve tão perto de ser um sedã.
As enormes lanternas traseiras que acompanhavam o CLS desde seu lançamento, em 2004, deram lugar a um conjunto mais discreto. Além de serem menores e estreitas, as lanternas tem cortes retos. Por outro lado, conferem identidade ao modelo enquanto todos os cupês da Mercedes são iguais entre si.
Derivado do Classe E, o CLS tem interior parecido com o do irmão. Mas os bancos têm forração de couro costurada a mão e suas saídas de ar são iluminadas. Elas estão combinadas com a iluminação ambiente com 64 opções de cores.
Outra função legal é que a iluminação ambiente pode variar brevemente de acordo com a temperatura do ar-condicionado. Fica vermelha se aumentar a temperatura ou azul se ficar mais frio.
O número de lugares aumentou. Esta também é a primeira vez que o Mercedes CLS tem cinco lugares. Até então um console ocupava espaço central do banco traseiro.
Em tecnologia, o novo CLS pega emprestado tecnologias do novo Mercedes Classe S. Isso significa que ele tem a última geração de sistemas de assistência de condução, com controle de velocidade adaptativo, assistente de manutenção em faixa e sistema de frenagem autônomo. Faróis full-led Ultra Range (com alcance de mais de 650 metros) também são oferecidos.
Mas o grande diferencial deste Mercedes não é visível: o sistema elétrico é de 48 volts, semelhante ao do Audi A8. Com ele o CLS pode usar um mesmo motor elétrico para dar partida no motor e auxiliar o motor a combustão, além de recarregar as baterias.
Este sistema trabalha em conjunto com o único motor a gasolina disponível para o Mercedes CLS por enquanto. É um seis-cilindros em linha 3.0 de 370 cv e 51 mkgf de torque, enquanto o motor elétrico gera mais 22 cv e 25,5 mkgf.
O câmbio é um novo automático de nove marchas, que envia a força dos motores para o sistema de tração integral. A Mercedes anuncia 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
Mais potente, o Mercedes-AMG 53 será apresentado no Salão de Detroit, em janeiro. Também híbrido, ele deverá ter potência ao redor dos 430 cv.