PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Novo Land Rover Freelander será elétrico e feito em parceria com a Chery

Parceira de longa data da Chery, Jaguar Land Rover usará tecnologias dos chineses, aproveitando para trazer o Freelander, renovado, de volta à vida

Por Eduardo Passos
20 jun 2024, 14h00
Land Rover Freelander saiu de linha em 2015
Land Rover Freelander saiu de linha em 2015 (Divulgação/Land Rover)
Continua após publicidade

A Jaguar Land Rover é parceira de longa data da Chery, recorrendo à montadora oriental para fabricar e vender seus produtos na China. Há algumas semanas, elas deram um passo além na relação ao anunciar um acordo global de cooperação tecnológica; indo além, as empresas também anunciaram que, através desse projeto, o Freelander renascerá.

O Land Rover Freelander saiu de linha em 2015, com o Discovery Sport ocupando seu lugar desde então. O nome será reaproveitado, porém, numa submarca inédita de carros elétricos. A Freelander EV utilizará plataformas da Chery, incluindo o que há de mais moderno sendo desenvolvido pela montadora. Dos ingleses, virá contribuição no design, luxo e “embalagem” desses automóveis, oferecendo uma tradição que as marcas chinesas ainda não têm.

Plataforma E0X
Plataforma E0X (Divulgação/Chery)

Desse modo, JLR e Chery esperam que os novos Freelander EV façam sucesso no gigantesco mercado do país, que será o foco inicial. Mas a joint venture confirmou que, num segundo momento, eles também serão vendidos em outros países.

Continua após a publicidade

É provável que os Freelander utilizem a plataforma E0X, desenvolvida em conjunto pela Chery e Huawei. Ela oferece sistema elétrico de 800 V, que permite recargas extremamente rápidas, além de baixo consumo que torna possível autonomia superior a 700 km. Também há suporte para suspensão a ar e automação veicular de nível 3, em que o motorista pode ler livros ou mexer no celular, por exemplo, sem infringir nenhuma lei de trânsito dado o poder do piloto automático.

luxeed_s7_2
Luxeed S7, feito pela Chery em parceria com a Huawei, dá pistas da tecnologia que os novos Freelander trarão (Divulgação/Chery)

Essa arquitetura é a base dos quatro carros mais modernos fabricados pela Chery, os Exlantix ES, Exlantix ET, Luxeed S7 e Luxeed R7. Um trunfo é a possibilidade da E0X ser utilizada em arranjo REEV, no qual um motor a combustão é instalado exclusivamente como gerador de eletricidade, sendo útil para países grandes e com pouca infraestrutura de recarga.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.