Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novo Lamborghini híbrido tem V12, três motores elétricos e mais de 1000 cv

Superesportivo vai ter modo elétrico e câmbio instalado atrás do motor pela primeira vez

Por Fernando Pedroso
7 mar 2023, 15h21
Teaser mostra posição do motor e baterias no túnel central do LP744
Teaser mostra posição do motor e baterias no túnel central do LP744 (Divulgação/Lamborghini)
Continua após publicidade

Pouco a pouco a Lamborghini vai acabando com o mistério sobre o sucessor do Aventador, que agora sabemos que vai se chamar LP744. A revelação dessa vez foi a motorização, talvez a parte mais importante de um superesportivo.

Já sabíamos que o novo carro manteria um motor V12 a combustão, mas que agora seria híbrido. A Lamborghini disse nesta terça (7) que serão três propulsores elétricos se somando ao novo V12 6.5 (posicionado com o volante do motor para a traseira) para passar dos 1.000 cv de potência.

Teaser mostra posição do motor e baterias no túnel central do LP744
Motor V12 tem a transmissão de oito marchas instalada atrás (Divulgação/Lamborghini)

O câmbio também é novidade. Será um automatizado de dupla embreagem com oito marchas. É a primeira vez em que a caixa ficará atrás do motor e montada na transversal.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Onde seria o túnel da transmissão, ficarão as baterias de ion-lítio, que alimentam os três motores elétricos. Esse trio também vai poder movimentar o LP744 sem o uso do V12. Segundo a marca, o novo carro emitirá 30% a menos de poluentes do que o Aventador.

Esse é o primeiro Lamborghini híbrido da história, aparentemente
Esse é o primeiro Lamborghini híbrido da história, aparentemente (Reprodução/Internet)

A Lamborghini, que usa motores V12 desde sua fundação, disse que o novo 6.5 a gasolina é o mais leve e potente que já construiu. Sua potência é de 825 cv a 9.250 rpm e 72,5 kgfm de torque a 6.750 rpm.

Continua após a publicidade

Outra tradição a ser mantida é a tração nas quatro rodas. O eixo dianteiro ficará por conta de dois motores elétricos, enquanto o terceiro cuida dos traseiros, ficando logo acima da caixa de câmbio. No modo elétrico, apenas os dianteiros são acionados. No total, somam 1.015 cv.

A bateria tem 3,8 kWh. Podem ser recarregadas por frenagens e pelo próprio V12 a gasolina ou em 30 minutos em uma tomada residencial.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.