Apresentado em 2019, o Kia XCeed chegou para complementar a gama de carrocerias da família Ceed. Quase quatro anos depois, o hatch aventureiro ganha um facelift de meio de vida, acompanhado de uma nova versão de apelo esportivo, GT-Line, que tem motorização potente e exclusiva.
Opção de motor é o que não falta para o XCeed. Ao todo, são cinco trens de força disponíveis: um plug-in, dois híbridos leves e dois puramente a combustão.
A solitária versão PHEV combina o motor 1.6 aspirado e motor elétrico, que juntos geram 141 cv e 27 kgfm. Sua bateria, porém, é pequena, tendo apenas 8,9 kWh, o que garante apenas 48 km de autonomia de acordo com ciclo WLTP. Já a Kia clama que o conjunto é capaz de rodar até 60 km na cidade com uma carga completa.
A eletrificação híbrida leve pode vir acompanhada de outros dois motores: o 1.0 turbo a gasolina de 120 cv e 17,5 kgfm (semelhante ao usado pelo Stonic) ou o 1.6 diesel de 136 cv e 32,63 kgfm. A versão a diesel ainda oferece o câmbio automático de sete marchas ou o manual de seis, que reduz a entrega de torque a 28,6 kgfm, mas vem com o sistema iMT da Kia, com embreagem controlada eletronicamente que desliga o motor em situações de desaceleração para poupar combustível.
Entre os trens de força a combustão, as versões padrão do XCeed terão o 1.5 turbo de 160 cv a disposição. Já a versão GT-Line, além de visual único, também terá o exclusivo motor 1.6 de 204 cv e 27,02 kgfm, retirado das variantes GT dos irmãos Kia Ceed (hatch) e Kia ProCeed (perua). Este motor está acoplado a uma transmissão de dupla embreagem e sete velocidades, assim o esportivo consegue ir de 0 a 100 km/h em 7,5 s. Em todos os casos, a tração do XCeed é sempre dianteira.
No design, tanto as versões padrão quanto a GT-Line estão muito semelhantes. Na dianteira, a esportiva ganha entradas de ar um pouco maiores nas extremidades do para-choque e uma grade com contorno lifeiramente mais fino. Enquanto na traseira, ela ganha um difusor na cor do carro e as lanternas de LED recebem um padrão pontilhado, substituindo o linear. Já as rodas de 18’’ vem de fábrica no GT-Line e são opcionais nas demais variantes, que são vendidas com rodas de 16’’.
A versão GT-Line tem como exclusividade também os assentos GT-Line, volante de fundo chato, forro do teto preto e alavanca de câmbio de couro perfurada.
No interior, o XCreed pode vir com central multimídia de 8’’ ou 10,25’’, ambas com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, porém, apenas a segunda tem capacidade para conectar dois smartphones ao mesmo tempo. O SUV também ganha um novo controle de cruzeiro adaptativo, que utiliza dados do sistema de navegação para reduzir a velocidade do veículo de acordo com o limite da via e antes das curvas.
Ainda sem preço divulgado, o novo XCreed será exclusivo para o mercado europeu e sua produção será iniciada ainda neste trimestre, na Eslováquia. As vendas estão programadas para começar a partir de setembro.