Novo Kia Seltos pode antecipar as evoluções do próximo Hyundai Creta
SUV compacto é equipado com motores 1.6 e 2.0 a combustão, mas vai ganhar sistema híbrido
Eis o Kia Seltos de segunda geração, que chegará à Europa pela primeira vez. O modelo utiliza a mesma plataforma do Creta, a K3, e pode antecipar as evoluções da próxima geração do SUV compacto da Hyundai vendido por aqui – que, por sua vez, também poderá dar vida à nova geração do Chevrolet Tracker.
Em termos de tamanho, o modelo da Kia é maior e só perde em altura ante o primo da Hyundai. Enquanto o Seltos conta com 4,43 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,60 m de altura e entre-eixos de 2,69 m, o Creta tem seus 4,33 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e distância entre-eixos de 2,61 m.
Nas laterais estão as maçanetas embutidas, vincos diagonais e teto flutuante. Há um contraste entre a cor da carroceria, na cor prata acetinada, e detalhes em preto, utilizados em grande quantidade.
Atrás, as lanternas têm formato irregular e se estendem por todo o porta-malas, com uma parte vertical nas extremidades. A capacidade do porta-malas declarada é de 536 litros (VDA).
Por dentro, o novo Seltos apresenta duas telas de 12,3 polegadas, que formam o quadro de instrumentos integrado e a central multimídia. Há também um head-up display. É possível notar muitos botões, seja no console, volante e portas, tradição bravamente mantida pela Kia.
O interior possui ainda teto solar panorâmico, iluminação ambiente personalizável em 64 cores, bancos da segunda fila reclináveis com ajuste de 24 graus e sistemas de som assinados por Harman Kardon e Bose.
Ele pode receber três tipos de motores, dois 1.6 turbo a gasolina (TGDI), que desenvolvem 193 cv e 27 kgfm, com transmissão manual de seis marchas, ou 180 cv e 27 kgfm, com transmissão automática de dupla embreagem de seis, sete ou oito marchas, e um 2.0 aspirado a gasolina, de 149 cv e 18,25 kgfm, com câmbio CVT de oito marchas.
A tração integral é opcional, combinada com a suspensão dianteira McPherson e traseira multilink, ou eixo de torção. O motorista pode optar por três modos de condução: Eco, Normal ou Sport.
Para a Europa, a Kia afirma que uma versão híbrida está prevista, com funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L) para alimentar dispositivos externos, além de um sistema inteligente de frenagem regenerativa com base no fluxo de tráfego e nos dados de navegação.
O Seltos contará com piloto automático adaptativo, centralização de faixa, frenagem autônoma, aviso de saída de faixa, assistente de prevenção de colisões em estacionamento.
A nova geração do SUV começará a ser produzida ainda em dezembro, com as entregas iniciando pela Índia, em seguida na Coreia do Sul, América do Norte, Europa e China, ao longo de 2026.
Nosso BYD Dolphin e os problemas da rede de carregadores do Brasil
CNH do Brasil: como me tornei instrutor de trânsito em menos de uma hora e pelo celular
CNH do Brasil: o que mudou no novo aplicativo da carteira de habilitação
BYD Song Pro 2026 fica mais seguro para manter distância do Corolla Cross
GAC Aion Y tem redução de preço e fica mais barato que BYD Dolphin Plus







