Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Kia Cerato muda visual e atualiza itens de condução semiautônoma

Feito no México, de onde também sai o brasileiro, o sedã americano manterá os motores 2.0 aspirado e 1.6 turbo

Por João Vitor Ferreira
11 out 2021, 20h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Kia Cerato frontal
    Kia Cerato ganha atualização visual e tecnológica nos EUA (Divulgação/Kia)

    Depois da Coreia, o Kia Cerato também passou por mudanças em sua versão dedicada aos Estados Unidos, onde é chamado de Forte. A quarta geração do modelo ganha novidades visuais e atualiza a lista de assistentes de condução semiautônoma. 

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Já que a produção do modelo seguirá em Monterrey, no México, é possível esperar por ele também no Brasil, em breve. Isso porque o sedã vendido por aqui tem a mesma procedência do norte-americano. Para chegar ao mercado brasileiro, basta trocar o nome e retirar as luzes de posição laterais.

    cerato
    Traseira mantém as lanternas, que ganham novo arranjo interno; luzes de seta e ré permanecem no para-choque (Divulgação/Kia)
    Continua após a publicidade

    Em relação ao modelo anterior, as diferenças visuais se concentram, principalmente, na dianteira. O para-choque adotou traços mais fluidos e marcantes, abrigando as luzes de neblina de LED (agora verticais) na porção central. Os faróis, também de LED, ficaram ainda mais espichados, enquanto a tradicional grade em forma de “nariz de tigre” ficou menor. Acima da grade está o novo logotipo da marca.

    Na traseira, o para-choque também foi redesenhado e ganhou um novo extrator de ar falso na base, mas manteve as luzes de seta e ré. O que também não mudou foi o formato das lanternas, interligadas por uma barra vermelha (que não acende!). A iluminação, por sua vez, é nova, assim como o logotipo da marca. As rodas podem ser de 16 ou 17 polegadas.

    Kia Cerato 2022
    Versão GT, que não vem ao Brasil, tem motor turbo e detalhes em vermelho no para-choque (Divulgação/Kia)

    Ao contrário da carroceria, o interior do Cerato mudou pouco. O destaque vai para central multimídia, com Android Auto e Apple CarPlay, e tela que varia entre 8 e 10,25 polegadas, de acordo com a versão.

    Continua após a publicidade

    O quadro de instrumentos sofre uma baixa em relação ao modelo coreano, que é totalmente digital com uma grande tela de 10,25 polegadas. No americano, os mostradores de velocidade e conta-giros são analógicos, e a tela central colorida tem apenas 4,2 polegadas. 

    Interior Cerato 1
    Interior praticamente não mudou e quadro de instrumentos é simples, com mostradores analógicos (Divulgação/Kia)

    Na tecnologia, o sedã ganha e/ou atualiza diversos itens de assistência para condução semiautônoma, como assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego traseiro cruzado, alerta de pontos cegos, alerta de colisão frontal com frenagem automática e detector de cansaço do motorista. 

    Há também um sistema que se conecta com a rede de rodovias federais e, em algumas situações, ajusta automaticamente o limite de velocidade do veículo. O piloto automático também é ajustado de forma automática prevendo curvas à frente que necessitem de reduções e também prevendo mudanças na velocidade máxima da via. 

    Continua após a publicidade

    As opções de motorização permaneceram as mesmas. O 2.0 de quatro cilindros de 149 cv e 18,2 kgfm, com tração dianteira e câmbio CVT, é destinado às versões mais baratas. Já o 1.6 turbo de 203 cv e 27 kgfm, que pode ter câmbio manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem de sete velocidades, só está na variante esportiva GT.

    Kia Cerato 2022
    Grade que simula um nariz de tigre ficou menor no novo Cerato (Divulgação/Kia)

     

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa 749
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.