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Novo Jeep Compass 2022 muda pouco por fora mas revoluciona com novo painel

Reestilização do SUV médio é leve, mas acompanhada de interior completamente novo, equipamentos inéditos e motor 1.3 turbo com câmbio de sete marchas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 abr 2024, 17h14 - Publicado em 23 nov 2020, 11h11
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  • SUV médio mudou pouco por fora
    SUV médio mudou pouco por fora (Divulgação/Jeep)

    Não é só de novidades restritas ao mercado chinês que vive o Salão de Guangzhou, que abriu as portas no último fim de semana. O Jeep Compass reestilizado fez sua primeira aparição oficial por lá e, embora muitas de suas novidades sejam restritas ao mercado local, elas antecipam a linha 2022 do SUV nacional.

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    O lançamento no Brasil está previsto para o segundo trimestre de 2021 e poderá seguir muitas das mudanças no visual vistas no carro chinês. Só que é preciso treinar os olhos para notar de primeira o que há de diferente.

    Versão convencional também tem novo para-choque
    Versão convencional também tem novo para-choque (Reprodução/Jeep)

    O para-choque é novo e tem uma barra interligando nichos dos faróis de neblina e tomada de ar inferior, seja nas versões normais ou na aventureira Trailhawk. A grade continua com as sete barras que identificam os carros da Jeep, mas estes nichos ficaram mais largos e quadrados, e é possível ver uma câmera frontal bem no meio dela. Por fim, os faróis são novos e mais estreitos que os antigos.

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    Traseira segue igual a antes
    Traseira segue igual a antes (Reprodução/Jeep)

    A traseira foi deixada de lado, não tem qualquer alteração em todas as versões do SUV médio.

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    Contudo, o interior está completamente diferente e impressiona bastante. O painel é completamente novo, com linhas horizontais e uma faixa de material sintético que imita couro. Ele dá destaque à nova central multimídia Uconnect 5 com tela de 10,25 polegadas retangular e montada na horizontal, fazendo com que se destaque no interior pelo tamanho.

    Interior está completamente diferente
    Interior está completamente diferente (Reprodução/Jeep)

    Abaixo da tala estão alguns comandos físicos, sempre benvindos, e as saídas de ar-condicionado centrais bem estreitinhas. As laterais, por sinal, estão escondidas na faixa central do painel.

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    Faixa central do painel é macia ao toque como todo o resto da superfície
    Faixa central do painel é macia ao toque como todo o resto da superfície (Reprodução/Jeep)

    No andar de baixo estão os comandos do ar-condicionado e o novo console central, com seletores de tração, acionamento do freio eletrônico – agora com auto-hold – e, finalmente, porta-objetos aparentemente grandes e úteis. Ali também está o carregador wireless para smartphones.

    Imagem permite ver o carregador sem fio e o botão do auto-hold
    Imagem permite ver o carregador sem fio e o botão do auto-hold (Reprodução/Jeep)

    Pelo menos nas versões mais completas e caras o quadro de instrumentos analógico dá lugar a uma tela de 10,1 polegadas. O volante é novo e segue as formas dos carros mais recentes da Jeep. Os paineis de porta também são novos.

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    (Divulgação/Jeep)

    Na China, as versões de entrada do novo Jeep Compass ganham o novo motor 1.3 turbo com injeção direta da família Firefly, que gera 177 cv e é combinado com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Ainda existe como opção um 1.4 turbo de 163 cv mais antigo combinado com câmbio automático de nove marchas e tração integral.

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    (Divulgação/Jeep)

    Ainda se fala em uma terceira opção, com motor 2.4 aspirado com 182 cv e 24 kgfm de torque e câmbio de nove marchas, um conjunto que já foi abandonado pela Fiat Toro (irmã de plataforma do Compass) vendida no Brasil.

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    Falando em Brasil, por aqui o novo Jeep Compass trocará o motor 2.0 flex aspirado pelo mesmo 1.3 turbo que estreia na China, mas combinado a um câmbio automático CVT. O motor 2.0 turbodiesel de 170 cv com câmbio automático de nove marchas seguirá em oferta.

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    (Arte/Quatro Rodas)
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