Não é só de novidades restritas ao mercado chinês que vive o Salão de Guangzhou, que abriu as portas no último fim de semana. O Jeep Compass reestilizado fez sua primeira aparição oficial por lá e, embora muitas de suas novidades sejam restritas ao mercado local, elas antecipam a linha 2022 do SUV nacional.
A Black Friday já começou na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 5,90
O lançamento no Brasil está previsto para o segundo trimestre de 2021 e poderá seguir muitas das mudanças no visual vistas no carro chinês. Só que é preciso treinar os olhos para notar de primeira o que há de diferente.
O para-choque é novo e tem uma barra interligando nichos dos faróis de neblina e tomada de ar inferior, seja nas versões normais ou na aventureira Trailhawk. A grade continua com as sete barras que identificam os carros da Jeep, mas estes nichos ficaram mais largos e quadrados, e é possível ver uma câmera frontal bem no meio dela. Por fim, os faróis são novos e mais estreitos que os antigos.
A traseira foi deixada de lado, não tem qualquer alteração em todas as versões do SUV médio.
Contudo, o interior está completamente diferente e impressiona bastante. O painel é completamente novo, com linhas horizontais e uma faixa de material sintético que imita couro. Ele dá destaque à nova central multimídia Uconnect 5 com tela de 10,25 polegadas retangular e montada na horizontal, fazendo com que se destaque no interior pelo tamanho.
Abaixo da tala estão alguns comandos físicos, sempre benvindos, e as saídas de ar-condicionado centrais bem estreitinhas. As laterais, por sinal, estão escondidas na faixa central do painel.
No andar de baixo estão os comandos do ar-condicionado e o novo console central, com seletores de tração, acionamento do freio eletrônico – agora com auto-hold – e, finalmente, porta-objetos aparentemente grandes e úteis. Ali também está o carregador wireless para smartphones.
Pelo menos nas versões mais completas e caras o quadro de instrumentos analógico dá lugar a uma tela de 10,1 polegadas. O volante é novo e segue as formas dos carros mais recentes da Jeep. Os paineis de porta também são novos.
Na China, as versões de entrada do novo Jeep Compass ganham o novo motor 1.3 turbo com injeção direta da família Firefly, que gera 177 cv e é combinado com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Ainda existe como opção um 1.4 turbo de 163 cv mais antigo combinado com câmbio automático de nove marchas e tração integral.
Ainda se fala em uma terceira opção, com motor 2.4 aspirado com 182 cv e 24 kgfm de torque e câmbio de nove marchas, um conjunto que já foi abandonado pela Fiat Toro (irmã de plataforma do Compass) vendida no Brasil.
Falando em Brasil, por aqui o novo Jeep Compass trocará o motor 2.0 flex aspirado pelo mesmo 1.3 turbo que estreia na China, mas combinado a um câmbio automático CVT. O motor 2.0 turbodiesel de 170 cv com câmbio automático de nove marchas seguirá em oferta.
- Leia também – Jeep Compass 2022: fotos, detalhes, itens de tecnologia e tudo que sabemos.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.