Como previsto, a Hyundai revelou as primeiras imagens da nova geração do Santa Fe antes da apresentação oficial. A expectativa é que a versão europeia do utilitário seja apresentada por completo no próximo mês, no Salão de Genebra (Suíça).
Até então, a marca coreana havia divulgado apenas esboços e teasers do modelo. A novidade também já foi flagrada rodando em testes por estradas no Brasil.
O design é bem diferente da última geração. A Hyundai resolveu implantar no modelo a nova identidade visual da marca, tornando o Santa Fe semelhante ao do irmão menor Kona.
Na única imagem divulgada do exterior, a dianteira ganha a nova grade em cascata (já vista nos novos modelos da marca) e os faróis finos dão um novo aspecto visual ao utilitário.
A única foto da traseira é do esboço revelado pela Hyundai recentemente. Nele, é possível observar as lanternas mais finas e invadindo a lateral.
A nova geração do Santa Fe também está maior. O modelo agora terá 4,77 m de comprimento e 1,89 m de largura – a atual geração tem 4,69 m e 1,88 m, respectivamente.
O interior também está bem diferente. O utilitário terá revestimento em couro de dois tons, volante multifunção, aberturas de ar traseiras e ar-condicionado dual zone na dianteira. O painel de instrumentos irá contar com uma tela digital no centro.
Na Coreia, o Santa Fe 2019 terá três opções de motorização: os 2.0 e 2.2 turbodiesel e um 2.0 turbo a gasolina. Todos acoplados com uma transmissão automática de oito marchas.
A nova geração também vai ganhar um pacote recheado com itens de segurança. Entre eles, estão o aviso de colisão frontal, alerta de permanência em faixa, frenagem automática de emergência e um assistente de saída segura, que utiliza câmeras na lateral para avisar o condutor se há algum veículo em volta no momento de abertura das portas, podendo até impedir a abertura.
A marca ainda não divulgou preços da nova geração. No Brasil, o Hyundai Santa Fe atual é vendido na versão de 7 lugares por R$ 196.702. O modelo emplacou 914 unidades no último ano, segundo a Fenabrave.
É pouco: o Land Rover Discovery acumulou 3.566 unidades no mesmo período, enquanto o Toyota SW4 teve nada menos que 12.567 emplacamentos. E ambos são mais caros que o coreano.