A Ford aproveitou o Festival Interlagos para apresentar pela primeira vez no Brasil a nova geração do Territory. A pouca expressão do SUV médio nas vendas nos últimos três anos (somou 976 emplacamentos em 2022 e 578 no primeiro semestre de 2023) não a fez desistir de repensar sua estratégia para o modelo.
Este novo Ford Territory acaba de estrear no mercado argentino e nada mais é do que o Ford Equator Sport fabricado na China. Ele também é feito sob uma parceria com a fabricante chinesa JMC, mas demonstra uma boa evolução frente ao modelo lançado por aqui em agosto de 2020.
O estilo do carro, por si só, é bem diferente de todos os Ford vendidos no Brasil. A grade tem identidade de Ford, mas os faróis divididos são novidade na marca. A traseira, com lanternas em forma de bumerangue, lembra um pouco o Kuga/Escape. Mas é claramente maior.
O Ford Territory 2024 tem 4,63 m de comprimento, praticamente o comprimento de um Jeep Compass e pouco maior que o atual Territory. De altura tem 1,75 m e o entre-eixos é de 2,72 m (ganho de 1 cm). O porta-malas aumentou de 420 para 448 litros.
Por dentro, chama atenção o quadro de instrumentos digital integrado à central multimídia na mesma moldura e o console central elevado com seletor de marcha giratório. Esse estilo se tornou um lugar comum entre os carros chineses, daí a semelhança com os Caoa Chery.
A Ford não antecipou qualquer detalhe mais aprofundado sobre o seu novo SUV médio, mas se antecipou em dizer que seu motor é de ciclo otto e será chamado de “EcoBoost”. Isso descarta de pronto o antigo motor 1.5 turbo de ciclo Miller, que rendia 150 cv, era combinado a um câmbio CVT e também era chamado de EcoBoost mesmo sem ser um motor Ford.
Fica a torcida pelo mesmo conjunto mecânico usado na Argentina: um 1.8 turbo de 188 cv e 32,6 kgfm combinado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas – que não é o velho Powershift. É mais potente que o Jeep Compass (1.3 turbo de 185) e que o Caoa Chery Tiggo 7 Pro (187 cv), mas não são os números definitivos para o Brasil.
Na Argentina, há duas versões: SEL e Titanium. A mais cara tem alerta de colisão com frenagem de emergência, câmeras 360°, farol alto automático, piloto automático adaptativo e alerta de saída de faixa. É praticamente o pacote do modelo atual, que perdeu a versão SEL no Brasil em 2021 e hoje custa R$ 219.390 na versão Titanium.
A Ford não falou em data de lançamento, mas o novo Ford Territory é um dos 10 lançamentos prometidos pela marca até o fim de 2023.