Novo Fiat Fiorino tem até porta-maquininha de cartão, mas custa R$ 100.000
Para compensar motor mais fraco, novo Fiat Fiorino é mais econômico, confortável e seguro. Preço, entretanto, chega aos seis dígitos
Time que está ganhando não se mexe, exceto quando o jogador sente o peso da idade. Esse parece o pensamento da Fiat ao anunciar o novo Fiorino nesta sexta-feira (3). O furgão ganhou algumas alterações estéticas e significativas mudanças mecânicas em sua nova versão única, que custa R$ 99.990.
Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
A mais notável dessas é a recalibração do motor 1.4 Evo Flex, que perdeu 2 cv de potência e, por conta de normas ambientais, agora tem 86 cv com álcool.
Em compensação, mudanças que vão da unidade de potência ao sistema de ar-condicionado permitiram uma economia de até 11,8% de combustível em relação ao atual modelo. O ar também está mais eficiente e resfria o ambiente 18% mais rápido que antes.
O facelift é bem notável na dianteira, onde o modelo recebeu grade frontal semelhante ao do Pulse e ganhou faróis do Fiat Uno, com direito a máscara negra. Também houve alterações nos para-lamas e vincos do capô e inclusão de faróis de neblina no carro.
Interior de Strada
Os dois ocupantes da Fiorino terão à disposição um interior bem atualizado, mas sem abrir mão da simplicidade que, segundo a Fiat, é um desejo de quem compra o modelo.
Baseada na Strada, a nova cabine oferece quadro de instrumentos com computador de bordo digital, saídas de ar mais esbeltas e novos estofamentos.
Os porta-objetos foram redesenhados e incluem até espaço para maquininhas de cartões, enquanto o porta-luvas ganhou iluminação interna. O rádio, entretanto, segue ausente, ainda que haja cabeamento e caixas de som pré-instaladas.
Foco na cidade
A Fiat acertou ao elevar o nível de segurança do furgão, ainda que pouco. A partir da linha 2022, a Fiorino contará com controle de tração e estabilidade e sistema que, em frenagens bruscas, ativa o pisca-alerta automaticamente.
Mudanças significativas incluem a inclusão do Hill Holder — ou assistente de partida em rampa — que facilita a arrancada em vias íngremes, principalmente com os 650 kg de carga sendo utilizados.
O foco nos fretes urbanos que não param de crescer levaram ao ajuste na relação de marchas, com a ré, 2ª e 3ª ficando mais curtas ao passo que a 5ª marcha foi alongada. Medidas para “melhorar o consumo e diminuir ruído na cabine”, diz a Fiat.
Fiat Fiorino Endurance 1.4 2022
Preço: R$ 99.990
Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8V, 1.368 cm³; 84/86 cv (gasolina/álcool) a 6.000 rpm; 11,8/12,2 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Direção: mecânica
Suspensão: McPherson (dianteira), eixo rígido (traseira)
Pneus: 175/70 R14
Peso: 1.131 kg
Dimensões: comprimento, 440 cm; largura, 164 cm; altura, 189 cm; entre-eixos, 271 cm; compartimento de carga, 3.345 l
Capacidade de carga: 650 kg
Velocidade máxima: 160 km/h
0 a 100 km/h: 13,7 s
Consumo (gasolina/álcool): urbano, 11,7 e 8,1 km/l; estrada, 12,4 e 8,4 km/l