A PSA fez um curioso registro no Inpi, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Trata-se da terceira geração do C3, que finalmente poderia chegar ao país e aposentar o modelo atual, de 2012. A terceira geração do C3, inclusive, também não é exatamente nova, lançada em 2016. Só que ao que tudo indica, o registro é apenas para assegurar a propriedade dos desenhos no país, e não significam que essa geração do C3 chegue ao Brasil.
Isso porque o hatch que a empresa fará no Brasil para substituir o C3 atual tem origens bem mais humildes que o modelo europeu. A Citroën deverá trazer para cá um projeto indiano, ainda sem nome definido. É provável que haja três modelos diferentes, todos construídos sobre a plataforma modular CMP, mas simplificada para reduzir custos.
O trabalho vem sendo feito junto com o CK Birla Group (dona da Hindustan e representante dos caminhões Mitsubishi), com a qual a marca francesa formou uma joint venture para produzir no país asiático.
Essa família emergente inclui uma nova geração do C3, diferente da europeia; o segundo, um sedã compacto derivado do C3 para encarar VW Virtus e Chevrolet Onix Plus; e o terceiro, um hatch altinho com pinta de SUV para o lugar do Aircross. Lançamentos devem ocorrer entre 2021 e 22.
A estratégia é que o C3 fique mais barato que o 208, tarefa que nem parece tão difícil, já que o Peugeot parte de ainda elevados R$ 74.990 na versão Active. Além do projeto barateado, o C3 poderá manter o 1.2 de três cilindros e 82 cv, que deixou de ser oferecido no novo 208.
O hatch vendido na Europa passou por uma discreta atualização em fevereiro deste ano, quando ganhou novos faróis de led e alojamentos para as luzes de neblina. E esse visual deverá inspirar os futuros modelos nacionais.
O C3 europeu também mudou levemente por dentro, mas a cabine do nosso Citroën deverá passar por algumas adaptações para o gosto local. O tratamento deverá ser semelhante ao do C4 Cactus, com materiais exclusivos e até alguns sistemas redesenhados.
O outro desdobramento da plataforma simplificada irá para a Índia, onde a Citroën deverá ter um compacto com menos de 4 metros de comprimento, com direito a versão aventureira.
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