Novo Chevrolet Equinox é confirmado no Brasil com motor 1.5 turbo e tração integral
Último lançamento da marca para 2024, SUV médio terá tração integral e mais equipamentos para enfrentar Compass e Corolla Cross
Faltam apenas um mês e meio para 2024 chegar ao fim e a General Motors enfim confirma o seu último lançamento para o ano. Sem nenhuma surpresa, a empresa revela que o novo Chevrolet Equinox chegará ao país, sendo vendido nas versões RS e Activ, sempre com o motor 1.5 turbo. Os preços ainda não foram divulgados.
Em sua quarta geração, o SUV médio adota uma nova plataforma chamada VSS-S, uma evolução da arquitetura D2XX usada até então (e que também era a base do finado Cruze). Apesar disso, não mudou muito no tamanho, com 4,65 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,66 m de altura e 2,73 m de entre-eixos, sendo apenas 5,1 cm mais largo em relação ao modelo anterior.
Seu estilo lembra muito o adotado pela Montana, com o manjado esquema de faróis duplos, posicionando as luzes principais nas bordas do para-choque e usando a iluminação diurna na parte superior, perto do capô. Está bem mais próximo do Blazer, vendido somente nos EUA.
Tem uma aparência mais musculosa por conta da linha de cintura mais alta e das caixas de roda mais proeminentes. Os designers mexeram também nas lanternas traseiras, ainda horizontais, mas com um novo formato na extremidade posicionada na lateral do carro, dando uma espichada na parte inferior.
A cabine estava bem desatualizada em comparação aos últimos carros da Chevrolet, então recebeu uma atenção especial. Passa a contar com o esquema de tela dupla para o painel de instrumentos e a central multimídia, porém em sua versão original, ao invés da adaptação feita para a minivan Spin. O cluster usa um display configurável de 11”, enquanto a multimídia mede 11,3”.
Com as novas telas, a fabricante aproveitou para mudar as linhas do painel, adicionando um acabamento cromado no centro, fazendo uma divisão no acabamento de couro. As saídas de ar foram redesenhadas e os comandos do ar-condicionado estão bem menores. Assim como no Equinox EV, a troca de marchas é feita por meio de uma alavanca na coluna da direção, liberando espaço no console central, que recebeu um seletor giratório para os modos de condução.
Nos Estados Unidos, as versões RS e Activ custam os mesmos US$ 36.395 (R$ 209.966 na conversão direta). O que muda é o seu posicionamento, com o Equinox RS sendo um modelo mais urbano e com cara de esportivo, enquanto o Activ tem uma pegada aventureira. Há uma diferença mínima nos equipamentos, mas no geral, são iguais.
Ambos trazem faróis full-led, sensor de chuva, porta-malas elétrico com abertura por gesto, banco do motorista com ajuste elétrico e ventilação, ar-condicionado de duas zonas, carregador wireless para smartphones, seis airbags, sistema de som com seis alto-falantes, multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, assistente de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, câmera de ré, frenagem automática de emergência, entre outros. A versão RS vem com rodas de 19”, enquanto a Activ tem um conjunto de 17”.
Na parte mecânica, o motor 1.5 turbo de quatro cilindros foi mantido. Se receber as mudanças feitas para o mercado norte-americano, deverá chegar mais potente, passando dos 172 cv para 175 cv, já o torque subirá de 27,8 kgfm para 28 kgfm. Quando revelou o Equinox, a Chevrolet disse que recalibrou o motor para melhorar a eficiência na queima de combustível.
O motor pode ser o mesmo, mas a transmissão não será. No lugar da caixa de seis marchas, virá o câmbio automático de oito posições, uma das novidades do carro que é usada somente nas versões de tração integral. Apesar da qualidade baixa do vídeo, é possível notar o emblema AWD na tampa do porta-malas, confirmando que as duas versões terão tração nas quatro rodas, o que será um diferencial neste segmento, pois a tecnologia só costuma aparecer nos modelos com motor diesel.
Os preços ainda são um mistério. A linha 2024 do Equinox ainda aparece no site oficial da marca, custando a partir de R$ 227.990. Normalmente, a Chevrolet tenta segurar o preço do modelo atual durante o lançamento, o que seria bom para o SUV médio, pois muitos de seus rivais estão na faixa de R$ 220 mil. Por outro lado, não seria estranho vê-lo por algo em torno de R$ 250 mil, considerando que o Jeep Compass Série S hoje custa R$ 241.990.