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Novo Chevrolet Corvette ZR1 tem V8 biturbo de 1.079 cv e nenhuma eletrificação

Versão mais extrema do Chevrolet Corvette supera vários superesportivos lendários em potência e não tem qualquer sistema híbrido

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 jul 2024, 22h23 - Publicado em 26 jul 2024, 16h18
Front aerial shot of the Chevrolet Corvette ZR1 coupe in Competition Yellow with optional ZTK Performance Package on the race track. Preproduction model shown. Actual production model may vary.
 (Divulgação/Chevrolet)
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O motor V8 de produção em série mais potente já produzido nos Estados Unidos está instalado bem no meio do novo Chevrolet Corvette ZR1. Trata-se do LT7, um V8 5.5 biturbo com virabrequim plano que gera 1.079 cv a 7.000 rpm e 114,5 kgfm a 6.000 rpm sem qualquer auxílio de motor elétrico. Sim, é mais potente que os primeiros Bugatti Veyron.

Enfim um motor poderoso para o primeiro Chevrolet Corvette com motor central. A versão mais extrema do Corvette está de volta nesta nova geração sendo, também, a primeira vez que o esportivo da Chevrolet tem motor turbo de fábrica. E este motor representa uma boa evolução do conhecido LT6 small block usado no Corvette Z06.

Chevrolet Corvette ZR1 5.5L LT7 twin-turbocharged DOHC V8. Preproduction model shown. Actual production model may vary.
Motor LT7, um V8 5.5 Biturbo (Divulgação/Chevrolet)

Tratado como “Small Block Gemini” pela engenharia da GM, este motor é mais que um LT6 com turbocompressores. Praticamente todos os seus sistemas foram reforçados, trocados ou otimizados. A câmara de combustão é maior, o comando de válvulas foi otimizado para suportar temperaturas maiores, admissão é inteiramente nova, os turbos (com wastegate eletrônica) são integrados ao coletor de escape para reduzir o turbo-lag e a calibração do motor se ajusta ao estilo de direção.

Rear 3/4 view of a Chevrolet Corvette ZR1 Coupe with ZTK Performance Package, highlighting the split-window rear hatch, driving down a mountain road. Preproduction model shown. Actual production model may vary.
(Divulgação/Chevrolet)

O câmbio é de dupla embreagem com oito marchas e teve suas engrenagens reforçadas e seu sistema de lubrificação também foi otimizado para suportar acelerações mais intensas.

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Este conjunto mecânico é a grande estrela do Corvette Zr1, mas os outros sistemas precisam acompanhar seu rendimento. A suspensão tem amortecedores magnéticos ajustáveis em dois modos, os pneus são os Michelin Pilot Sport 4S nas rodas dianteiras de 20 polegadas e traseiras de 21 polegadas. Os freios usam discos carbono-cerâmicos com 400 mm e pinças de seis pistões na frente e 390 mm com pinças de quatro pistões atrás.

Chevrolet Corvette ZR1 Coupe with ZTK Performance Package driving up a curvy mountain road. Preproduction model shown. Actual production model may vary.
(Divulgação/Chevrolet)

E a aerodinâmica precisou acompanhar, com tomada de ar frontal que permite o ar fluir pelo intercooler e sair pelo meio do capô para aumentar downforce, dutos laterais de fibra de carbono direcionado para os freios traseiros, spliter dianteiro e extrator traseiro. A janela traseira dividida está de volta, remete ao Corvette C2 Split Window de 1963, mas de forma funcional: é uma importante saída para o ar quente do motor.

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Rear view of Chevrolet Corvette ZR1 Coupe with ZTK Performance Package, highlighting the split-window rear hatch, parked in a garage. Preproduction model shown. Actual production model may vary.
(Divulgação/Chevrolet)

E ainda tem o pacote ZTK, com uma enorme asa traseira que reforça a força aerodinâmica descendente, canards dianteiros e um defletor no capô, tudo feito em fibra de carbono. O downforce total foi de 544 kg, o maior índice já visto em um Corvette.

Chevrolet Corvette ZR1 Coupe flow-through hood shown from above. Preproduction model shown. Actual production model may vary.
(Divulgação/Chevrolet)

A Chevrolet ainda não divulgou o tempo de 0 a 100 km/h do novo Corvette ZR1, mas diz que ele é capaz de cumprir o quarto-de-milha (402 m) em menos de 10 segundos e alcança os 346 km/h de velocidade máxima. O Z06 cumpre a mesma aceleração em 10,6 segundos e tem máxima de 313 km/h.

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Chevrolet Corvette ZR1 Convertible interior driver’s side view, parked in a garage. Preproduction model shown. Actual production model may vary.
(Divulgação/Chevrolet)

A cabine não tem grandes mudanças, só um logotipo “ZR1” no volante, soleiras exclusivas e uma plaqueta indicando a versão no painel. Mas o quadro de instrumentos digital de 12 polegadas tem um mostrador que indica a pressão dos turbos.

Chevrolet Corvette ZR1 Coupe interior, looking across the cabin from the driver’s side to passenger side. Preproduction model shown. Actual production model may vary.
(Divulgação/Chevrolet)

O novo Chevrolet Corvette ZR1 só entrará em produção em 2025 e a apresentação tão antecipada foi feita, na verdade, antes do carro ficar pronto: a GM precisa rodar com o carro sem camuflagem em seus testes para não comprometer sua performance. Não há uma expectativa de preços, mas ficará bem acima dos 110.100 dólares (R$ 624.000) cobrados pelo Z06 nos Estados Unidos.

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Chevrolet Corvette ZR1’s LT7 Small Block 5.5L twin-turbocharged V8 shown in a Coupe. Preproduction model shown. Actual production model may vary.
(Divulgação/Chevrolet)
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