GM ‘copiou’ motor da Ferrari para criar o V8 do novo Corvette Z06
Equipe de engenharia da GM comprou um motor usado da Ferrari 458 para estudar como um V8 de virabrequim plano era construído
O que você faria para construir algo que você nunca fez na vida? A Chevrolet resolveu ir atrás de quem entende do negócio e deu uma espiadinha em como funcionam os motores de uma das suas concorrentes.
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Para o novo Corvette Z06, a montadora queria mudar um pouco a fórmula do seu V8. Ao invés do tradicional virabrequim cruzado, a equipe de engenharia quis se inspirar nos europeus e construir um motor com virabrequim plano, responsável por dar um comportamento e um ronco completamente distinto aos motores V8.
“Fizemos benchmark de um número tremendo de concorrentes lá fora. Nós olhamos para a McLaren, Porsche e atentamente para a Ferrari.”, contou o engenheiro-chefe do projeto Gemini, Jeremy Lee, durante a apresentação do motor LT6.
Explicando melhor a história, Lee contou que, em 2014, no começo do projeto, a equipe estava de olho especificamente no motor da Ferrari 458. Como naquela fase era inviável a compra de uma 458 só para retirar o seu V8, os engenheiros tiveram que dar um “jeitinho”.
Pesquisando no Ebay, a equipe encontrou o motor de um 458 destruído à venda na Polônia. Lee conta que eles enviaram um cheque de U$ 25.000 (R$126.500 na cotação atual) e ficaram surpresos quando o motor F136 realmente chegou em um palete nas instalações de engenharia da GM em Pontiac, no estado americano do Michigan.
Com o motor da Ferrari em mãos, iniciou-se o processo de engenharia reversa. Ao abrir o motor, a equipe gostou do que viu. “Lembro-me de ficar impressionado com o quão pequenos eram seus rolamentos”, diz Tadge Juechter, engenheiro-chefe do Corvette.
Outra coisa que chamou atenção dos engenheiros foi a proteção de vários componentes eletrônicos e de ignição das vibrações da manivela plana. “Uma coisa que Jordan e sua equipe examinaram mais de perto foram as técnicas da Ferrari para isolamento da bobina de ignição e fixação de conectores elétricos para evitar problemas de atrito”, conta Trevor Thompkins, porta-voz da GM em entrevista ao site The Drive.
Embora a GM não tenha copiado a engenharia da Ferrari, ver o trabalho da montadora de perto foi “muito benéfico” para a equipe, ajudando para que eles desenvolvessem suas próprias soluções.
Com o protótipo pronto, era hora de testá-lo. Equipado em um Corvette C8, primeiro a equipe quis testar seu motor contra a sua inspiração, a 458. Na segunda fase, ele foi substituído pela mais recente 488, com motor turbo. Entretanto, a equipe sentiu faltava “alma” na comparação e voltou a usar uma 458 com motor aspirado.
Graças a esse trabalho da equipe, o primeiro V8 de virabrequim plano da GM é também o mais potente já feito para um carro de produção e consegue gerar 679 cv a uma rotação de 8.600 rpm, com torque máximo de 63,6 kgfm. O novo Corvette Z06 deve começar a ser vendido nos EUA no meio do ano com um preço inicial de U$ 100.000, ou R$ 506.000 em conversão direta.