Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo Cayenne Coupé Turbo estabelece recorde de tempo em Nürburgring

O modelo, que deve ser lançado oficialmente no final deste mês, bateu o até então melhor tempo que pertencia ao Audi RS Q8, também do Grupo Volkswagen

Por Pedro Henrique Oliveira
Atualizado em 18 jun 2021, 09h24 - Publicado em 18 jun 2021, 09h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Porsche Cayenne Coupé Turbo preto visto de lado com piloto de teste segurando placa
    O novo Cayenne Coupé Turbo se tornou o SUV com a volta mais rápida em Nürburgring, cravando 7 minutos, 38 segundos e 925 milésimos com Lars Kern (na imagem) (Divulgação/Porsche)

    As grandes fabricantes mundiais buscam demonstrar o desempenho de seus novos modelos em pistas famosas por todo o globo. Uma delas é a de Nürburgring, na Alemanha. O SUV com melhor tempo no circuito era o Audi RS Q8, com impressionantes 7min42s. Pois bem, há um novo recordista na área. 

    Publicidade

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

    Publicidade

    O título de SUV mais rápido em Nürburgring possui um novo dono: o Porsche Cayenne Coupé Turbo, que ainda não foi lançado oficialmente. O novo melhor tempo é de 7 minutos, 38 segundos e 925 milésimos e foi cravado pelo piloto de teste Lars Kern. Apesar de poucos detalhes oficiais, o veículo já tem imagens e algumas informações prévias, mas sem confirmação da fabricante alemã. 

    Continua após a publicidade
    Porsche Cayenne Coupé Turbo preta vista 3/4 de frente
    O modelo ainda não foi lançado oficialmente pela Porsche, que deve divulgar a novidade ainda este mês (Divulgação/Porsche)

    Ainda em maio, a britânica Autocar, que teve acesso a um dos testes feitos com o modelo, afirmou que o novo SUV cupê da Porsche terá um motor V8 4.0 biturbo, capaz de gerar cerca de 640 cv e 86,5 kgfm. 

    Continua após a publicidade
    Porsche Cayenne Coupé Turbo preto visto 3/4 de frente
    A primeira imagem do novo Cayenne foi divulgada após um teste na Alemanha (Divulgação/Porsche)

    Em comparação, a atual versão Turbo S E-Hybrid do carro combina os 550 cv do motor V8 4.0 com um motor elétrico resultando em 680 cv e 91,8 kgfm. Atualmente, o modelo 2021, em sua versão mais simples, já ultrapassa o valor de R$ 1 milhão.

    Publicidade
    Porsche Cayenne Coupé Turbo visto 3/4 de trás
    Nas primeiras imagens, ainda em maio, o SUV cupê tinha algumas partes cobertas, o que não aconteceu nas novas fotos (Divulgação/Porsche)

    Na época, o engenheiro responsável pelo projeto, Rico Löscher, disse que a intenção era entregar o Cayenne “mais esportivo até hoje”. Para isso, os projetistas ajustaram a transmissão automática de oito marchas e o sistema de tração integral, além de acrescentarem novo kit aerodinâmico em fibra de carbono.

    Entre as novidades, divulgadas pela revista britânica, estão um novo difusor de ar, um par de escapamentos, aerofólio de teto redesenhado e admissão ampliada, a fim de arrefecer os oito cilindros. 

    Publicidade
    Porsche Cayenne Coupé Turbo preta vista de trás
    Na traseira há um novo difusor de ar, dois escapamentos, aerofólio de teto redesenhado e até admissão de ar ampliada (Divulgação/Porsche)

    As alterações surtiram efeito, comprovado agora com o “título” de SUV mais rápido em Nürburgring. O vice-presidente da linha Cayenne, Stefan Weckbach, afirmou que o design deu ênfase máxima para “a dinâmica lateral e longitudinal” do modelo. 

    O teste requisitou pneus P Zero Corsa, da Pirelli, que foram desenvolvidos para o modelo. Inclusive, o jogo de pneus da empresa italiana virá como item de série no SUV, portanto se o cliente busca um pouco mais de aderência, como em cenários de chuva ou até neve, terá que adquirir um novo jogo. 

    Publicidade
    Porsche Cayenne Coupé Turbo preta vista 3/4 de frente
    A empresa inseriu uma gaiola de proteção e um banco esportivo para o conforto do piloto do teste (Divulgação/Porsche)

    Para bater o tempo do Audi RS Q8, duas modificações de segurança foram feitas ao novo Cayenne. A empresa adicionou uma gaiola de proteção e um banco de corrida para garantir o máximo conforto ao piloto do teste. 

    A nova versão do Cayenne Coupé Turbo ainda não tem data de lançamento, mas, de acordo com a Autocar, espera-se que o modelo seja revelado oficialmente pela Porsche no final deste mês. A empresa explicou que o público não terá que aguardar muito tempo e afirmou que o SUV “irá celebrar seu lançamento mundial em breve”.

    Continua após a publicidade
    Porsche Cayenne Coupé Turbo preta vista de frente
    A empresa alemã promete que será o Cayenne mais potente e esportivo de todos os tempos (Divulgação/Porsche)

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa Maio 2021
    A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.