Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

Novo BMW iX tem jeitão de carro conceito e será rival para Tesla Model X

Novo SUV é primeiro BMW concebido inteiramente para usar propulsão elétrica. iX tem 503 cv e visual futurista por dentro e por fora

Por Igor Macario
Atualizado em 14 Maio 2021, 20h28 - Publicado em 12 nov 2020, 11h29
Novo iX tem proporções próximas às do X5, mas desenho único
Novo iX tem proporções próximas às do X5, mas desenho único (Divulgação/BMW)

A BMW demorou, mas enfim revelou por completo seu primeiro SUV concebido inteiramente para ser um modelo elétrico, o iX. O modelo é do porte de um X5 mas, por ora, será o topo da gama elétrica da marca. A própria nomenclatura revela a importância do SUv para a BMW, que até então era chamado de iNext.

A estratégia é parecida com a da Audi, que posicionou o e-tron nas interseções entre seus SUVs convencionais. O iX tem proporções do X5, traços esportivos do X6 e itens que apenas o X7 traz, por exemplo.

A Black Friday já começou na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 5.90

E o visual certamente o destaca dos demais modelos da BMW. A grade frontal é semelhante à controversa peça usada no mais recente Série 4. O famoso “duplo rim” agora vai da linha do capô até a parte baixa do parachoque, dominando a dianteira. Os faróis do iX também são mais afilados, diferentes do esquema usado pela BMW há décadas, ainda que com diversas evoluções ao longo dos anos.

The_first_BMW_iX_On Location_9
(Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

Atrás, chama atenção a grande tampa traseira, com as lanternas incorporadas à peça móvel. Também diferentes dos demais SUVs da marca, as lanternas são estreitas, de led, com o logo da marca ao centro da tampa. As linhas gerais são elegantes.

Por dentro, mais diferenças. O iX remete ao i3, o primeiro modelo totalmente elétrico da BMW. A cabine é minimalista e muito moderna, além de também usar materiais diferentes dos usuais couro e metal. Os bancos têm encostos de cabeça integrados e toda o interior foi pensado para maximizar o uso do espaço.

The_first_BMW_iX_On Location_15
(Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

Para tanto, o painel central tem apenas a tela central do sistema multimídia e estreitas saídas de ar. No console central, separado do painel, ficam alguns comandos do sistema de som e entretenimento. Os comandos físicos foram reduzidos a apenas o essencial.

Os instrumentos são virtuais e o volante chama atenção pelo formato hexagonal, lembrando o de carros mais esportivos.

The_first_BMW_iX_8
(Divulgação/BMW)

Impulsionando o iX, vão dois motores elétricos que entregam 503 cv combinados. Segundo a marca, o conjunto é suficiente para levar o SUV de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.

Continua após a publicidade

As baterias têm mais de 100 kWh de capacidade, que devem fazer o iX superar os 600 km de autonomia. Os números exatos ainda serão revelados. O modelo suporta recargas rápidas de até 200 kW.

The_first_BMW_iX_On Location_11
(Divulgação/BMW)

Segundo a marca, as baterias podem ser recarregadas de 10 a 80% em cerca de 40 minutos. Apenas 10 minutos plugado já são suficientes para devolver 120 km de autonomia ao conjunto.

Além de toda a tecnologia do sistema de propulsão, o iX também será compatível com redes 5G de dados móveis, além de ter sistemas semiautônomos de condução e estacionamento. O iX será produzido na fábrica da BMW de Dingolfing, na Alemanha, a partir dos segundo semestre de 2021.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

capa_738_insta

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.