Novo BMW i3 não terá motor de scooter na Europa
Versão com autonomia ampliada fez com que a marca abrisse mão do extensor de autonomia
![BMW i3](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/10/p90320640_highres_the-bmw-i3-120-ah-09-e1539202424539.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A última mudança do BMW i3 irá, literalmente, tirar um peso de seus ombros – ou melhor, de suas rodas. A recém-lançada versão com autonomia ampliada do hatch permitirá a aposentadoria do motor a combustão em alguns mercados.
Isso será possível porque o modelo passará a adotar uma nova bateria de 120 kWh. Essa atualização permitirá uma autonomia de até 310 km, muito próxima aos 320 km de alcance total do i3 REX vendido no Brasil e que acabou de ser reestilizado.
![BMW i3](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/10/p90322997_highres_the-new-bmw-i3-120-a-e1539202443168.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Atualmente essa versão com dois motores pesa 120 kg a mais que a variante exclusivamente elétrica.
As novas baterias desenvolvidas em parceria com a Samsung ocupam o mesmo espaço do sistema anterior e ficam localizadas sob o assoalho, entre os eixos.
Híbrido paralelo
![Montagem motores i3](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/10/i3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Quando o BMW i3 foi lançado, em 2015, tinha um alcance no modo elétrico de somente 150 km. Por conta disso, a marca decidiu oferecer opcionalmente um motor bicilíndrico de 647 cm³ usado na scooter C 650 GT.
Essa versão, chamada de REX (sigla para extensor de autonomia, em inglês), é a única disponível no Brasil.
![Motor REX BMW i3](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/10/img_20181004_151608332_hdr-e1539202471714.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O propulsor de 38 cv movido a gasolina é usado exclusivamente para gerar eletricidade e abastecer o motor elétrico e/ou recarregar as baterias.
Por conta disso, é possível enquadrar essa versão do i3 como um híbrido paralelo, pois apesar de ter dois motores, somente um é responsável por movimentar o veículo.
Bimotor
![BMW i3](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/10/p90323009_highres_the-new-bmw-i3-120-a.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A BMW informou à QUATRO RODAS que o i3 vendido no Brasil continuará a oferecer o REX de série.
Segundo fontes da empresa, o motor a combustão é uma espécie de “seguro” para o proprietário, que ainda tem receio de não encontrar um ponto de recarga em seu uso diário.
Só que o propulsor bicilíndrico, além de poluente e pesado, também ocupa um grande espaço sob o porta-malas que poderia ser usado para transportar mais carga.
Recentemente a BMW apoiou a implementação de um eletrocorredor com postos de recarga ao longo da Via Dutra. Essa estrutura foi testada pela primeira vez por nossa equipe e apresentou falhas pontuais.