Carros sem botões físicos serão penalizados em segurança na Europa
Novo protocolo do Euro NCAP entrará em vigor em 2026 com regras para diminuir a dependência da central multimídia para controlas algumas funções do veículo
O Euro NCAP, principal órgão independente de segurança veicular da Europa, anunciou uma mudança drástica em seus critérios de avaliação a partir de 2026. A principal novidade é uma ofensiva direta contra o excesso de telas: carros que substituírem comandos essenciais por menus em telas sensíveis ao toque serão penalizados na pontuação final.
A decisão ataca uma tendência de design que dominou a indústria, mas que é cada vez mais criticada por especialistas em segurança. Segundo o Euro NCAP, a falta de feedback tátil obriga o motorista a desviar o olhar da via para confirmar uma operação, aumentando o risco de acidentes.
Para garantir a pontuação máxima de cinco estrelas, as fabricantes terão que manter botões, hastes ou interruptores físicos para cinco funções críticas. A exigência é clara: o acionamento deve ser tátil e intuitivo.
| Categoria | Pontos |
| Condução | 1 |
| Visão | 0.5 |
| Luzes | 0.5 |
| ADAS | 0.5 |
| Total | 2.5 |
A avaliação é mais rigorosa para funções essenciais à condução. Para que um veículo pontue nas subcategorias de “Condução”, as seguintes funções devem ser implementadas como comandos físicos:
- Indicadores de Direção (Setas)
- Luzes de Emergência (Pisca-alerta)
- Buzina
- Seletor de Marcha
- Chamada de Emergência (e-Call)
Para as seguintes funções, o Euro NCAP é mais flexível, permitindo o uso também de comandos por toque que sejam diretos (ou seja, que estejam sempre à vista, sem precisar navegar por algum menu).
- Limpador traseiro
- Espelhos laterais
- Faróis (ativação e ajuste de altura)
- Luzes de neblina
- Ativação do ADAS
A outra categoria geral é para “Conforto e Controles Multimídia” que, como diz o nome, são para controlar equipamentos do carro.
| Categoria | Pontos |
| Multimídia | 0.5 |
| Chamadas | 0.5 |
| Navegador | 0.5 |
| Ar-condicionado | 0.5 |
| Janelas | 0.25 |
| Outras | 0.2 |
| Total | 2.5 |
Na maioria deles, o novo protocolo foca no uso de comandos físicos ou diretos por toque, principalmente para o que envolve ligar ou desligar uma determinada função, como o sistema de som e o ar-condicionado. No caso dos controles do ar, o Euro NCAP permite o uso de um menu específico para ativar o aquecimento dos bancos ou do volante, mas exige que os botões para temperatura e velocidade da ventoinha precisam ser fixo na tela da central.
A nova regra não significa que carros com essas funções em telas (como alguns modelos da Tesla ou do Grupo Volkswagen) não poderão mais alcançar as cinco estrelas, mas o caminho será significativamente mais difícil por conta da pontuação. O órgão europeu argumenta que estudos demonstram que uma simples tarefa em um touchscreen pode levar o dobro do tempo de um botão físico.
Além da volta dos botões, o protocolo Euro NCAP 2026 trará outras exigências. O layout dos painéis de instrumentos também será avaliado. Informações cruciais, como velocidade, luzes de advertência e status dos sistemas ADAS, deverão estar posicionadas em um ângulo de visão que minimize a distração do motorista.
Os testes de 2026 também vão incluir novos critérios para a detecção de crianças esquecidas no veículo (Child Presence Detection) e avaliarão airbags mais inteligentes, capazes de adaptar o nível de inflação ao tamanho e à posição do ocupante no assento.

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