Nova VW Amarok chega à Argentina com mais equipamentos e visual de Saveiro
Segunda reestilização da picape ganha sies airbags de série e novos itens de segurança para sobreviver por mais 10 anos
Produzida na Argentina, a segunda reestilização da Volkswagen Amarok foi apresentada oficialmente no país vizinho, com o objetivo de seguir no mercado por mais 10 anos ao invés de receber a segunda geração vendida no resto do mundo. A estreia no Brasil acontecerá ainda este mês, durante a Festa do Peão de Barretos, entre os dias 15 e 25 de agosto.
O design já havia sido adiantado há algumas semanas pela própria Volkswagen, quanto a Amarok iniciou a produção em General Pacheco (Argentina). Acabou com uma frente muito parecida com a Saveiro, por conta da grade no mesmo formato e que forma uma linha única com os faróis de led. Recebeu uma interação diferente da linha iluminada, posicionada na parte superior.
Do outro lado, a traseira praticamente não mudou. Agora tem o nome Amarok escrito por extenso na parte inferior da tampa da caçamba e as lanternas tem um novo desenho interno com linhas de led.
Havia muita expectativa por uma mudança mais profunda na cabine, o que não aconteceu. O design é exatamente o mesmo, com a adição de uma nova central multimídia Composition Touch de 9 polegadas com conexão Android Auto e Apple CarPlay via cabo, seis airbags de série e mais itens de segurança como alerta de saída de faixa, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e indicador de velocidade máxima da via.
A novidade mais curiosa na cabine é o que a Volkswagen chama de Safer Tag, um pequeno mostrador que parece um relógio e foi posicionado acima do painel. É utilizado para mostrar os alertas dos sistemas de segurança, com avisos sonoros e gráficos. De resto, nem o acabamento interno foi atualizado.
No mercado argentino, a Amarok será oferecida em seis versões. A opção mais acessível será a Trendline, a única com o motor 2.0 biturbo diesel de 140 cv, 34,7 kgfm de torque, câmbio manual de seis marchas e tração 4×2 traseira. Esta motorização deixou de ser oferecida no Brasil em 2022, por não atender as normas de emissões do Proconve L7.
No restante da linha, a picape média utiliza o 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv e 59,1 kgfm, sempre a transmissão automática de oito posições e tração integral 4Motion. Equipa as versões Comfortline, Highline, Extreme, Hero e Blackstyle. Estes dois últimos são novas configurações que trazem um pacote visual com itens escurecidos (na Blackstyle) ou cromados (para a Hero) na grade, espelhos laterais e mais.
Na Argentina, os preços da nova Volkswagen Amarok começam em 38.046.500 pesos (R$ 228.802 na conversão direta) para a versão Trendline e alcançam os 66.193.000 (R$ 398.068) na variante Hero.