O Grupo Volkswagen não aproveitou a apresentação de seus resultados financeiros de 2019 apenas para revelar o visual do SUV compacto Nivus.
A fabricante também mostrou rapidamente durante fala do CEO do Grupo VW, Herbert Diess, teaser da nova geração da picape média Amarok, que está sendo desenvolvida junto com a Ford como parte do acordo de cooperação firmado entre as duas empresas em 2018.
Muitos elementos ainda aparentam ser de carro conceito, como os vários ganchos para reboque, os componentes da suspensão à mostra e o capô com vincos tão marcados.
Mas alguns detalhes estarão na versão definitiva. É o caso dos faróis integrados à grade frontal, que forma um “X” na frente da picape média. Outro é o enorme nicho reservado às luzes de neblina.
As caixas de roda grandes e bem definidas foram mantidas e remetem ao desenho da primeira geração da picape, à venda nos dias de hoje.
Também é interessante notar que ainda não se vê, neste primeiro momento, detalhes de design comuns entre a nova Amarok e a nova Ranger, que foi fotografada na Austrália há um ano.
A picape média da Ford terá visual inspirado nas novas F-150 e F-350 vendidas nos EUA, enquanto a Amarok parece seguir seu próprio caminho dentro da Volkswagen.
E ela faz isso relativamente bem: durante a apresentação, a VW revelou que fechou 2019 com 68.010 Amarok vendidas no mundo inteiro em 2019, ainda que este número represente uma queda frente as 88.950 unidades de 2018.
Esse trabalho conjunto entre as duas fabricantes é chamado internamente de “Projeto Cyclone“ e prevê que as duas picapes médias usem como base um mesmo chassi de longarinas e uma mesma arquitetura eletrônica que vêm sendo desenvolvidas pela Ford, que tem mais experiência com picapes. Já se fala, inclusive, que elas podem dar origem a dois SUVs irmãos.
Os modelos derivados do Projeto Cyclone inclusive já têm código interno. A Ranger é conhecida entre os fornecedores como P703, a Amarok J73 e os SUVs compartilham o código U704. O lançamento das picapes é previsto para 2022.