Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nova Ram 1200 aparece em testes na Suécia junto com a Fiat Strada

Site americano especializado na Ford flagrou a futura rival na Maverick sob forte camuflagem e faróis diferentes dos que vimos nos protótipos brasileiros

Por João Vitor Ferreira
31 jan 2023, 21h57

Se no começo a Fiat Toro reinou praticamente sozinha entre as picapes intermediárias, agora o segmento está ganhando uma novidade atrás da outra. Tem a Ford Maverick em uma faixa de preço acima e a Chevrolet Montana com preço um pouco mais baixo. Seu sucesso é tão grande que a Stellantis está desenvolvendo outra picape na mesma plataforma.

Trata-se da picape chamada por enquanto de Ram 1200. Será a menor picape Ram vendida no Brasil e a única com produção nacional e ela foi flagrada em testes no frio da Suécia. Curiosamente, as fotos tiradas pelo site americano Ford Authority, mostram o protótipo ao lado de uma Fiat Strada.

Ram 1200
(Renato Aspromonte (REPRODUÇÃO PROIBIDA)/Quatro Rodas)

Testes como esse, no frio extremo, são feitos por praticamente todos os fabricantes nesta época do ano. O objetivo, entre outras coisas, é validar a atuação do controle de estabilidade no gelo. E fazem isso mesmo quando o carro ainda não está com a carroceria definitiva.

Inclusive, é muito provável que a Fiat Strada em testes seja uma unidade com o motor 1.0 turbo do Fiat Pulse, uma das novidades da picape para a linha 2024.

RAM1200
(Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

 

Para não perder a força dentro do segmento que ela mesmo inaugurou, a Stellantis já prepara uma carta na manga. Provavelmente na metade de 2023, estreará no Brasil uma nova picape da RAM, menor que a 1500 e feita sobre a mesma plataforma monobloco Small Wide 4×4 dos Jeep Renegade, Compass e até da própria Toro.

RAM 1200 protótipo
Mula de testes fotografada pelo site americano estava mais bem escondida do que a que vimos no Brasil e traz faróis arredondados (Ford Authority/Reprodução)

Rodando em testes no Brasil há algum tempo, a possível Ram 1200 ainda só pode ser vista sob forte camuflagem. E mesmo nestas imagens mais detalhadas feitas na Suécia se vê muito pouco do design  além dos seus volumes e das dimensões, que aparentam ser maiores que as de uma Maverick. A Strada ao lado é uma boa referência de tamanho.

Camuflagem leve reforça que a nova picape será uma
Protótipo fotografado no Brasil tem grade a mostra, faróis retangulares e se assemelha mais com design da RAM 1500 (Gabriel Lima/Instagram)

Mas não se deixe enganar por elementos como os faróis redondos, que ainda são os mesmos do Renegade, apenas adaptados na mula de testes. Tanto que a Ram 1200 já foi flagrada em testes no Brasil com um conjunto retangular e mais de acordo com o padrão da Ram. Já a traseira está tão bem camuflada que é possível ver apenas uma pequena porção das luzes, que são as mesmas da Fiat Toro.

Continua após a publicidade
RAM 1200 protótipo
Traseira estava ainda melhor camuflada e só podemos ver um pedaço da lanterna (Ford Authority/Reprodução)
RAM 1200 protótipo
(Ford Authority/Reprodução)

O que não é mistério é a mecânica. Está quase certo que a picape terá sempre tração 4X4 e câmbio automático ZF de nove marchas. Quanto aos motores, ela terá como opção o 2.0 turbo Tigershark flex, que terá algo em torno de 260 cv e 40 kgfm, e o 2.2 turbo Multijet II, que deve passar dos 200 cv e 45 kgfm.

Continua após a publicidade
RAM 1200 protótipo
(Ford Authority/Reprodução)

A Ram 1200 será fabricada em Goiana, Pernambuco, junto com a Toro e com os Jeep Renegade, Compass e Commander. Além do Brasil, outros países da América do Sul também receberão a nova picape, como Chile e Argentina. O lançamento será ainda em 2023.

RAM 1200 protótipo
Ao lado da Strada é possível ter uma noção melhor de qual será o porte da Ram,1200, que será maior que a Toro (Ford Authority/Reprodução)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.