Nova Mitsubishi Triton deve ganhar versão híbrida como Corolla Cross
Picape japonesa precisa atender a medidas de emissões na Oceania e sistema pode ser desenvolvido sem ajuda da Nissan
A Mitsubishi Triton, nova geração da picape média da marca japonesa que abandonou a alcunha L200, começou a ser desvendada em 2023. Desde então, apontava-se para a criação de uma versão elétrica, de acordo com os planos dos japoneses, no entanto, isso agora parece distante.
No entanto, a Mitsubishi não abandou a ideia de eletrificar sua picape. A ideia é ter uma versão híbrida, especialmente para cumprir normas de emissões cada vez mais rigorosas na Austrália. A informação foi confirmada por Kaoru Sawase, engenheiro da Mitsubishi, em entrevista ao site Drive.
“Primeiro, temos que trabalhar no modelo híbrido, não no modelo híbrido plug-in”, disse Sawase-san por meio de um tradutor. “No passado, anunciamos planos para lançar um BEV, a Triton, um veículo elétrico a bateria. Mas agora que a direção mudou um pouco, estamos tentando lançar rapidamente veículos híbridos eletrificados”, concluiu. Portanto, a ideia é ter uma picape híbrida plena (HEV), como o Toyota Corolla Cross e só depois desenvolver um sistema híbrido plug-in (PHEV).
Vale lembrar que o mercado de picapes na Austrália é muito importante. Em 2024 foram 226 mil unidades vendidas de um total de 1,2 milhão de emplacamentos. É uma ordem de grandeza parecida com o Brasil, onde 472 mil picapes foram vendidas (desconsiderando picapes derivadas de veículos leves como Fiat Strada e VW Saveiro), enquanto o mercado registrou 2,6 milhões de vendas.
Não à toa vemos diversas novidades sobre produtos que podem interessar ao mercado brasileiro ou que estão confirmados aparecendo primeiro por lá. É o caso da nova Toyota Hilux, da possibilidade de uma picape da Chery com sistema híbrido plug-in a diesel e da Kia Tasman, que pode trocar de visual mais cedo por conta das críticas.
No caso da Triton, ainda não há muitas informações técnicas, mas espera-se que o motor elétrico seja posicionado entre o motor a combustão e a transmissão, permitindo manter o sistema mecânico de tração nas quatro rodas. Esse tipo de configuração é chamado de P2 e usada em veículos eletrificados com tração nas quatro rodas da Toyota e Jeep.
Sawase-san foi além e disse que esse tipo de sistema tem uma vantagem em relação a veículos elétricos com tração nas quatro rodas, segundo o engenheiro, os elétricos em off-road tendem a esquentar e acionar o sistema de proteção, evitando danos e prejudicando o desempenho. Para o desenvolvimento da Triton híbrida, o executivo afirmou que a Mitsubishi deve trabalhar sozinha, sem ajuda da Nissan, que utilizará a Triton como base para a nova Frontier.
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