A nova geração da Toyota Hilux foi flagrada durante testes realizados durante altas temperaturas na Europa. Curiosamente, a picape estava acompanhada de uma de suas principais concorrentes, a Volkswagen Amarok – esta tática é constantemente utilizada pelas montadoras em testes de protótipos, que são comparados com os números obtidos pelos veículos rivais.
Apesar da camuflagem, é possível ver que vários elementos de estilo serão parecidos com outros modelos da marca. A frente terá faróis mais retilíneos e grade filetada, lembrando bastante o design do Corolla. A nova Hilux aparenta ser maior e mais larga do que a geração atual, com porte parecido às das rivais Ford Ranger e a já citada Amarok.
Embora não existam informações oficiais sobre o modelo, a nova Hilux deve ser oferecida nas mesmas carrocerias da picape atual, com cabines simples, estendida (inexistente no Brasil) e dupla. Ainda não há definição sobre as motorizações escolhidas para equipá-la, podendo haver até uma inédita versão híbrida – uma vez que a Toyota é uma das marcas que mais utilizam este tipo de propulsão.