PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Nova geração do Renault Duster é revelada, mas não se anime muito

Não há muitos detalhes do que a Renault planeja fazer com o seu Duster, apenas que ele faz parte de uma revolução na marca

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 9 dez 2023, 14h06 - Publicado em 9 dez 2023, 14h05
Renault Duster
Renault Duster (Divulgação/Renault)
Continua após publicidade

É quase tradição: basta a Dacia apresentar uma nova versão do Duster que dias depois a Renault apresenta sua própria interpretação do mesmo modelo, com pequenas diferenças. O objetivo é fazer o modelo chegar a outros mercados fora da Europa.

A versão da Renault não teve muitas informações reveladas. A principal diferença está na grade dianteira, com o “Renault” estampado bem no mesmo estilo visto na picape-conceito Niagara. Na traseira, o novo Renault Duster adota o emblema da Renault e tem suas próprias lanternas. Não foram divulgadas imagens do painel.

Renault Duster
(Divulgação/Renault)

A estratégia da Renault com essa nova geração do Duster para o mercado europeu não foi falada. O que se sabe é que a Renault quer mudar sua base de fabricação da França para a Turquia, mais precisamente para a fábrica de Bursa, onde atualmente são fabricados apenas o Clio e o Megane sedan.

Continua após a publicidade

A mudança tem como objetivos cortar custos, já que produzir modelos a combustão interna na União Europeia está ficando cada vez mais caro. O foco então é concentrá-los todos na Turquia, onde a empresa opera há 54 anos com a joint venture Oyak-Renault. Para isso, serão investidos 400 milhões de euros na expansão da planta até 2027, que passará a produzir três SUVs crossovers dos segmentos B e C, além é claro, do Duster.

Dacia Duster
Dacia Duster (Divulgação/Dacia)

Todos os novos modelos turcos terão versões a combustão interna e híbridas, o mesmo vale para o Duster, que em sua versão ‘original’ traz duas variantes híbridas: uma híbrida leve de 130 cv e outra plena de 140 cv. Todos os modelos também serão exportados, fazendo da fábrica Turca, a maior exportadora de carros da Renault para fora da União Europeia.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Além das duas versões citadas, há também uma terceira puramente a combustão com motor 1.0 turbo TCe, compatível com gasolina e gás natural que rende até 100 cv.

Dacia Duster
Dacia Duster (Divulgação/Dacia)
Continua após a publicidade

É a mesma estratégia na qual a fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) está inserida. Mas, no Brasil, o próximo novo modelo não será a nova geração do Duster, mas um SUV cupê médio híbrido. Considerando a identidade visual da marca, a expectativa é por dimensões parecidas à de um Renault Austral (4,51 m de comprimento) e traseira inspirada no Rafale. O lançamento é esperado para 2025.

Dacia Duster
Dacia Duster (Divulgação/Dacia)

Enquanto a nova geração do Duster será o primeiro modelo que será introduzido na fábrica turca e a sua produção está programada para começar no segundo semestre de 2024, a geração antiga do Duster terá uma leve reestilização no Brasil em janeiro. O flagra abaixo foi feito na própria fábrica da Renault no Paraná.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by GeSSner Motors (@gessnermotors)

A nova geração do Renault Duster pode aparecer no Brasil apenas depois de 2025, aproveitando as semelhanças entre seu projeto e o da Renault Niagara, que também será fabricada na plataforma CMF-B. A questão é que a picape intermediária que substitui a Oroch será fabricada na Argentina.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.