Nova geração da Audi A6 Avant mostra força das peruas na Europa
Nova geração combina um visual mais agressivo e atual, mas também motorizações híbridas potentes

Uma semana após o teaser divulgado pela Audi e vídeos vazados do carro sem camuflagem, a mais nova geração da A6 Avant foi oficialmente apresentada pela montadora alemã.
A perua ganhou um visual diferente, ficando ainda mais esportiva. O modelo chega um pouco antes do lançamento do A6 sedã, que acontecerá ainda este ano.
Diferente do Brasil, as peruas ou Station Wagons ainda fazem um grande sucesso na Europa. Isso fica evidente com o lançamento da nova geração da Audi A6 Avant.

Trem de força atualizado
Começando talvez pelo mais importante: a motorização da A6 Avant. São três opções de trem de força, com motores de quatro e seis cilindros. O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem de sete marchas.
As duas versões mais baratas estão equipadas com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros, sendo um movido a gasolina e outro a diesel. A primeira gera 200 cv e 34,6 kgfm de torque, podendo ir de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos.
A variante a diesel também gera 200 cv de potência, mas o seu torque é maior, com 40,7 kgfm. Além disso, esta versão ganhou uma atualização muito importante para esta geração: a tecnologia híbrida leve (MHEV) de 48 V, melhorando o desempenho do modelo, que agora alcança os 100 km/h em 7,0 segundos, de acordo com a fábrica.

A versão topo de linha eleva o padrão com seu motor 3.0 V6 turbo a gasolina de 362 cv e 56 kgfm – o mesmo trem de força oferecido no irmão menor A5 Avant. Além disso, o 0 a 100 km/h nesta versão é de apenas 4,7 segundos. Esta versão também utiliza a tecnologia MHEV da Audi.
Visual agressivo e atual
A Audi decidiu deixar a nova geração da A6 Avant mais agressiva, mas também elegante. É possível observar isso pela nova silhueta da carroceria, com arcos de roda ainda mais “inflados”, deixando o carro mais musculoso.
A grade frontal também é nova, sendo estendida até a parte inferior do para-choque. Os faróis também ficaram maiores e mais altos, com uma nova assinatura de led e tecnologia Matrix.

O destaque da traseira está nas lanternas, que agora são interligadas por uma fina barra de led. A disposição está diferente. O vidro traseiro também parece ter sido mais inclinado. Rodas de 18 a 21 polegadas podem ser escolhidas na hora da compra.

A cabine também foi reformulada, com um novo conjunto de telas. O modelo está equipada com um sistema de infoentretenimento de 14,5”, um cluster digital de 11,9” para o motorista e uma tela opcional de 10,9” para o passageiro.
Há algumas atualizações importantes que não podemos ver, como o novo isolamento acústico do carro, que aumentou em 30% sem alterar o peso do carro. Em resumo, o A6 Avant mantém o mesmo padrão no interior que seu irmão A5, até mesmo nos tecidos utilizados.

Preço e disponibilidade
A nova geração do A6 Avant já está disponível na Europa. A versão mais básica do modelo parte de € 58.000 na Alemanha – equivalente a R$ 360.000. As primeiras entregas serão feitas a partir de maio.