No ano em que a Chevrolet completa um século fabricando picapes, coube à nova Silverado 2019 ser o principal lançamento da marca no Salão de Detroit, Estados Unidos.
Entre as principais novidades da picape, está uma importante redução de 204 kg no peso do modelo e a inclusão de três versões inéditas, entre elas a LT Trailboss, destinada ao off-road e revelada no último mês.
Para conseguir reduzir o peso, a GM utilizou materiais mistos e até sete tipos diferentes de aço durante a produção da nova geração da Silverado.
Só na carroceria foram 40 kg a menos. O restante está distribuído em outras partes, como a suspensão, que teve as molas feitas com novo material para ajudar na redução.
A nova Silverado também ficou maior. O entre-eixos cresceu 10 cm e a picape está 4 cm mais comprida em relação à geração anterior, resultando em um aumento no volume da caçamba de carga.
Sob o capô são oferecidos três opções de motorização. Além dos já conhecidos V8 6.2 com 426 cv e o V8 5.3 com 360 cv, que devem receber melhoras, a nova Silverado terá um novo V6 turbodiesel 3.0 Duramax, substituindo o atual V6 4.3 com 289 cv.
O novo V6 3.0 e o V8 6.2 serão acoplados ao moderno câmbio Hydra-Matic de dez marchas, desenvolvido em uma parceria entre a General Motors e a Ford – que utiliza em seus modelos como a nova Ranger e o Mustang.
Para a nova geração, serão oito configurações de acabamento, entre elas, três inéditas. Além da já revelada LT Trailboss, a RST, que traz uma aparência de performance urbana da LT, com iluminações de LED e rodas de até 22 polegadas e a Custom Trailboss, com requinte off-road para a versão Custom.
As outras configurações são: Work Truck, voltada ao trabalho e com rodas de 17 polegadas; a LTZ com para-choque, grade dianteira, retrovisores e maçanetas com detalhes cromados, além do revestimento interno de couro e, a topo de linha High Country, que conta com detalhes cromados e de bronze em dois tons na dianteira, e outros detalhes luxuosos.
No interior, a Chevrolet priorizou funcionalidade, sem deixar de oferecer luxo e conforto – nas versões mais caras. O painel conta com a central multimídia MyLink com Android Auto, Apple CarPlay, Wi-Fi e 4G LTE.
Ainda há comandos do ar-condicionado dual zone, botões para faróis e, tradicional de veículos norte-americanos, porta-copos no centro do interior.
Em exibição durante todo o Salão de Detroit, a nova geração da Silverado será produzida na fábrica de Fort Wayne, Indiana, e só chegará às lojas no segundo semestre de 2018. Por enquanto, não há previsão de vendas no Brasil.
“Neste momento não temos planos de voltar a vender a Silverado no Brasil. O segmento dela é pequeno no Brasil, enquanto nos EUA é muito grande. Vamos focar na liderança da S10 entre as picapes médias”, afirmou Carlos Zarlenga, presidente da GM no Mercosul.