A Nissan confirmou em um evento em Nova Déli (Índia), que irá fabricar um SUV de entrada de até 4 metros de comprimento, utilizando como base o Renault Kwid.
Vale lembrar que Renault e Nissan possuem uma aliança na área automotiva e, por isso, utilizará a plataforma CMF-A.
Dessa forma, a marca japonesa entra na concorrência do segmento de SUVs compactos com até quatro metros. Atualmente, a Hyundai lançou o Venue e a Renault trabalha em um projeto de crossover para o Kwid.
Além disso – como QUATRO RODAS já adiantou em janeiro deste ano –, a Volkswagen irá lançar em 2022 no Brasil um modelo para a mesma categoria com a plataforma MQB, do Polo, mas que deve sofrer uma redução de entre-eixos.
De acordo com o teaser lançado, o modelo deverá ter características próximas do Juke – SUV da marca vendido na Europa.
Um exemplo disso é o teto flutuante com detalhes da coluna em black piano. Os faróis do veículo também lembram o modelo por serem esticados para as laterais.
Além de terem a mesma plataforma, os SUVs de entrada de Nissan e Renault deverão compartilhar o motor 1.0 aspirado de três-cilindros – que ainda não tem especificações de potência e torque.
O propulsor será estreado no segundo semestre deste ano pela Renault Triber – minivan vendida na Índia –, e deve equipar o SUV do Kwid. Os veículos ainda terão duas opções de câmbio: manual ou automático de cinco marchas.
Atualmente, aqui no Brasil, o subcompacto da Renault tem motor três-cilindros 1.0 de 70/66 cv e 10/9,6 kgfm.
Em relação à Nissan, pelo menos por enquanto não há menção ou demonstração de interesse de trazer o pequeno SUV ao país.