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Nissan Leaf tem desconto de R$ 62.690 para bombar suas vendas

Sentindo o tempo e com novos concorrentes, Leaf ficará sensivelmente mais barato para reajustar seu foco no mercado brasileiro de elétricos

Por Eduardo Passos
Atualizado em 19 jan 2023, 17h37 - Publicado em 19 jan 2023, 17h36
Nissan Leaf 2023
Nissan Leaf 2023 foi reestilizado por fora, mas isso não serviu para aquecer as vendas (Divulgação/Nissan)
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Em um mercado tão recente quanto o de carros elétricos, o tempo passa mais rápido. Lançada em 2017, a atual geração do Nissan Leaf certamente tem seu lugar na história, dada a inovação que representou. Mesmo assim, seis anos é tempo demais para um elétrico, e o Leaf já sente as marcas do tempo.

Para amenizar essa situação, a Nissan anunciou um imenso desconto no modelo, que atualmente custa R$ 298.940 e passará a custar R$ 235.800. Segundo fontes que adiantaram o desconto de R$ 62.690, o principal motivo diz respeito às vendas, que estariam em baixa. Mas esse preço só vale para 30 unidades em todo o Brasil.

QUANTO ERA? R$ 298.940
QUANTO SERÁ? R$ 235.800

 

Em dezembro, o Leaf teve apenas 6 unidades emplacadas. Novembro foi um pouco melhor (63 emplacamentos), após um outubro que viu apenas 9 vendas. Em números absolutos, não é um desastre para o pequeno segmento de elétricos do Brasil, mas representa um sinal de alerta iminente para o carro do tipo mais vendido em 2021.

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Bolt EV (à esquerda) mudou mais que o Leaf na linha 2023
O Chevrolet Bolt se desprendeu do antigo rival ao ganhar reestilização profunda, novo interior e manter superioridade das baterias (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em 2023, a coisa pode piorar, pois esse segundo escalão de EVs terá concorrência bem maior. Projetos mais recentes, como o BYD Yuan Plus e o Peugeot e-2008, devem roubar fatia de mercado na faixa dos R$ 260.000. Quem se dispõe a pagar mais do que R$ 300.000 dificilmente fugirá de alguma versão do Volvo XC40.

Nissan Leaf
“Painel do Leaf exibe marcas do tempo”, dissemos em nosso teste do ano passado (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Com o imenso desconto, o Leaf deixará de ser o terceiro carro mais caro do seu grupo (abaixo do XC40 e do Chevrolet Bolt). O modelo da Nissan agora será a opção imediatamente acima do Peugeot e-208 (R$ 219.990) e do primeiro nível de preços dos elétricos, constituído pelos subcompactos urbanos Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar e JAC e-JS1.

Nissan Leaf
Mais tradicional, Leaf pode ser confundido com um carro a combustão em termos de estilo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Enquanto não traz sua nova geração de EVs ao Brasil, a redução no preço é saída encontrada pela marca para amenizar as fragilidades do Nissan Leaf. Entre pontos mais destacados no nosso último teste, o hatch peca principalmente na autonomia, de apenas 270 km (WLTP). Outro ponto falho é o carregador rápido, que opta pela tomada padrão CHAdeMO, incomum no Brasil.

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