PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Nissan Leaf pode sair de linha em 2025 para dar lugar a um SUV elétrico

Até seria possível atualizar o compacto, mas custos de produção devem fazer Nissan substitui-lo por SUV compacto em plataforma nova

Por Eduardo Passos
16 jul 2022, 10h13
Nissan Leaf
Nissan Leaf recebeu reestilização recente (Divulgação/Nissan)
Continua após publicidade

De tão pioneiro, o Nissan Leaf pode estar perto de ser um dos primeiros elétricos a ser aposentado. Segundo informações da Automotive News, fontes na Nissan garantem o fim do Leaf já em 2025, com sucessor mais “afinado” ao novo consumidor de carros elétricos.

É uma informação bem parecida com a dada no mês passado, pelo site americano MotorTrend. De acordo com a publicação, o substituto do Leaf seria uma versão final do Chill-Out, um SUV cujo conceito foi apresentado no ano passado.

Segundo o MotorTrend, a transformação do Leaf em SUV ocorrerá por uma necessidade, já que os utilitários caminham para dominar o gosto do consumidor. A montadora japonesa não comentou as especulações, mas deixou aberto ao Automotive News a possibilidade de algo novo ligado ao carro.

Versão final do Nissan Chill-Out (foto) deve substituir o atual Leaf
Versão final do Nissan Chill-Out (foto) deve substituir o atual Leaf por volta de 2025 (Divulgação/Nissan)
Continua após a publicidade

Marcas do tempo

Lançada em 2018, a atual geração do Nissan Leaf chegou ao Brasil um ano depois, em movimento ousado da marca. Em uma indústria tão aquecida quanto à dos elétricos, porém, esses quatro anos já causam “rugas”.

Desse modo, o Leaf seria vítima da febre dos SUVs que ganhou o mundo recentemente. Ainda que um compacto pudesse ser a escolha mais racional, os utilitários vêm mostrando vantagem no gosto popular, de modo que a Chevrolet, por exemplo, tratou de criar uma variante SUV ao novo Bolt.

Nissan Leaf
Bateria refrigerada a ar seria outro problema do atual Leaf (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A Nissan até poderia fazer isso, mas os custos seriam proibitivos. “Você não pode chegar na cara de pau e dizer: ‘ei, preciso de mais um bilhão para atualizar o Leaf”, disse um ex-executivo da Nissan ao AN.

Desse modo, faria mais sentido aos japoneses lançarem o sucessor do Leaf sobre a plataforma CMF-EV, compartilhada com a Renault. Base do Nissan Ariya e Mégane E-Tech, essa arquitetura daria origem a um SUV compacto, com baterias de estado sólido.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.