Nissan Leaf pode sair de linha em 2025 para dar lugar a um SUV elétrico
Até seria possível atualizar o compacto, mas custos de produção devem fazer Nissan substitui-lo por SUV compacto em plataforma nova
De tão pioneiro, o Nissan Leaf pode estar perto de ser um dos primeiros elétricos a ser aposentado. Segundo informações da Automotive News, fontes na Nissan garantem o fim do Leaf já em 2025, com sucessor mais “afinado” ao novo consumidor de carros elétricos.
É uma informação bem parecida com a dada no mês passado, pelo site americano MotorTrend. De acordo com a publicação, o substituto do Leaf seria uma versão final do Chill-Out, um SUV cujo conceito foi apresentado no ano passado.
Segundo o MotorTrend, a transformação do Leaf em SUV ocorrerá por uma necessidade, já que os utilitários caminham para dominar o gosto do consumidor. A montadora japonesa não comentou as especulações, mas deixou aberto ao Automotive News a possibilidade de algo novo ligado ao carro.
Marcas do tempo
Lançada em 2018, a atual geração do Nissan Leaf chegou ao Brasil um ano depois, em movimento ousado da marca. Em uma indústria tão aquecida quanto à dos elétricos, porém, esses quatro anos já causam “rugas”.
Desse modo, o Leaf seria vítima da febre dos SUVs que ganhou o mundo recentemente. Ainda que um compacto pudesse ser a escolha mais racional, os utilitários vêm mostrando vantagem no gosto popular, de modo que a Chevrolet, por exemplo, tratou de criar uma variante SUV ao novo Bolt.
A Nissan até poderia fazer isso, mas os custos seriam proibitivos. “Você não pode chegar na cara de pau e dizer: ‘ei, preciso de mais um bilhão para atualizar o Leaf”, disse um ex-executivo da Nissan ao AN.
Desse modo, faria mais sentido aos japoneses lançarem o sucessor do Leaf sobre a plataforma CMF-EV, compartilhada com a Renault. Base do Nissan Ariya e Mégane E-Tech, essa arquitetura daria origem a um SUV compacto, com baterias de estado sólido.