A Nissan inaugurou nesta terça-feira, 15 de abril, sua segunda fábrica de automóveis no Brasil. Localizada em Resende (RJ), a nova planta será responsável pela produção do novo March. O hatch, aliás, passou por uma leve reestilização e também ganhou outro nome: agora ele se chama New March.
>> Novo March estreia na Argentina
>> Versa reestilizado é mostrado nos EUA
Com uma área total de 2,7 milhões de metros quadrados, a fábrica foi construída em tempo recorde – a pedra fundamental foi inaugurada em setembro de 2012. Fruto de um investimento de R$ 2,6 bilhões, a planta tem uma capacidade produtiva inicial de 80 mil unidades anuais. No entanto, a própria Nissan afirma que o projeto prevê uma futura expansão, podendo chegar a até 500 mil unidades por ano. Segundo a empresa, foram gerados 2 mil empregos diretos e 4 mil indiretos.
O complexo industrial da Nissan em Resende inclui quatro sistemistas (empresas alocadas dentro da própria fábrica) e mais de 40 fornecedores, sendo que cinco deles vieram diretamente do Japão. Além da linha de montagem de automóveis, o parque fabril inclui uma fábrica de motores, na qual será nacionalizado o motor 1.6 de 16 válvulas – o 1.0 16V continua sendo fornecido pela parceira Renault.
Otimista com as duas fábricas brasileiras (a primeira fica em São José dos Pinhais), a Nissan espera ter 5% do mercado em 2016, assumindo a liderança entre as marcas japonesas presentes no país. Além do New March, o Versa reestilizado também deve ser produzido na nova planta carioca.