Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

“Ninguém mais quer câmbio manual”, diz diretor técnico da Hyundai

Marca sul-coreana confirma que transmissão manual já não compensa e aposta em novas soluções tecnológicas para agradar os apaixonados

Por Cristiane Barreto
13 jul 2025, 13h13
Ford Mustang GT Performance Manual
Ford Mustang GT Performance Manual (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

De acordo com o diretor técnico da Hyundai, na Europa, não há mais demanda suficiente para justificar a produção de modelos com esse tipo de transmissão. Em entrevista à revista britânica Car Magazine, ele foi direto: “Ninguém mais quer câmbio manual”.

A frase tem um sentido, em um cenário de eletrificação acelerada, exigências cada vez mais rígidas de emissões e uma indústria focada em conveniência e eficiência. A transmissão manual, é mais um obstáculo do que um diferencial, e mesmo nos poucos casos e mercados em que o câmbio mecânico ainda sobrevive, ele se tornou uma escolha de nicho.

Peugeot 208 Style manual 2025
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Apesar de ainda ser valorizado por entusiastas que buscam uma condução mais envolvente, o câmbio manual vem perdendo espaço para as transmissões automáticas há anos. Segundo a marca, manter as duas opções, além de aumentar os custos, também cria complexidade na linha de montagem.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Além disso, os câmbios automáticos modernos se tornaram mais eficientes que os manuais. A tecnologia evoluiu a ponto de superar, inclusive, o consumo de combustível em diversas situações. Sem contar na compatibilidade com os novos sistemas de condução, como frenagem automática, controle de cruzeiro adaptativo e sensores de permanência em faixa, que funcionam com mais eficiência em transmissões automáticas.

Outra justificativa para essa troca, é a nova tendência dos carros elétricos — eles não exigem trocas de marcha, a existência de uma transmissão manual se torna tecnicamente desnecessária. Nesses casos, a experiência na direção muda, e o foco passa a respostas instantâneas e a integração de tecnologias embarcadas. 

Hyundai Ioniq 5 N
(Divulgação/Hyundai)
Continua após a publicidade

Ainda assim, a Hyundai sabe que há espaço para agradar o público mais tradicionalista, só que de outra maneira. O Ioniq 5 N, na sua versão esportiva, aposta em uma solução curiosa: ele simula trocas de marcha por meio de um sistema chamado N e-shift. Ainda é possível sentir vibrações no volante, corte eletrônico de giro e até sons artificiais de motor a combustão, a intenção é fornecer uma sensação parecida com a de um esportivo tradicional.

A estratégia reforça a visão da marca: o câmbio manual pode até desaparecer fisicamente, mas a sensação que ele proporciona ainda pode ser recriada com tecnologia.  

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ÚLTIMA SEMANA

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$5,99/mês.