Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Neta chega ao Brasil em 2024 com esportivo de 465 cv e SUV anti-Dolphin

Marca chinesa inicia operações no Brasil no segundo semestre com dois carros; SUV L será o terceiro, mas fica para 2025

Por João Vitor Ferreira, Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 abr 2024, 17h00

Mais uma marca chinesa está se preparando para chegar ao Brasil. A Neta faz parte do jovem grupo Hozon, uma start-up que tem apenas nove anos de existência, mas que conseguiu se consolidar no maior mercado automotivo do mundo em pouco tempo.

A chegada da Neta ao Brasil já havia sido noticiada em 2023. Agora, há a confirmação de que a marca estreia, de fato, no segundo semestre de 2024 com o esportivo GT. A abordagem da montadora é semelhantes à de outras conterrâneas, começando as operações por um modelo mais caro, para depois investir nos segmentos de entrada.

O Neta GT é um esportivo de verdade. Seu visual é agressivo com grandes entradas de ar falsas na dianteira, faróis afilados e duas aberturas no topo do capô. Suas linhas são bem curvas, acentuando os para-lamas dianteiros, já a traseira tem um estilo semelhante ao do Tesla Model 3, um de seus principais concorrentes na China.

Em sua terra natal, o Neta GT é vendido em duas configurações. A primeira e mais simples tem apenas um motor de 231 cv e 31,6 kgfm que traciona as rodas traseiras, podendo acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 s. Ela é vendida com bateria de 64,2 kWh, que garante uma boa autonomia de 562 km.

Neta GT
Neta GT é esportivo com versões de tração traseira e integral (Neta/Divulgação)

Acima dela, há a versão de tração integral com dois motores, que juntos entregam 462 cv e 63,2 kgfm. Esse conjunto é alimentado por uma bateria ainda maior, com 74,4 kWh, suficiente para entregar melhor desempenho e uma alcance de 580 km pelo ciclo CLTC. Com o dobro de potência, o tempo de 0 a 100 km/h cai para meros 3,7 s.

Além do esportivo, a Neta também prepara outros dois lançamentos,. O primeiro, que também chega em 2024 será o Aya, um compacto SUV de 4 m de comprimento que tentará desbancar a dupla BYD Dolphin e Dolphin Mini.

Neta Aya
Neta Aya é um SUV compacto que deve chegar para concorrer com os elétricos de entrada, como o BYD Dolphin (Neta/Divulgação)

Na China, o Aya é vendido com duas configurações. A versão de entrada é mais simples, tem apenas um motor elétrico de meros 54 cv e 11,2 kgfm, mas pode rodar até 318 km (CLTC). Já o modelo topo de linha tem 95 cv e 15,3 kgfm, enquanto o alcance aumenta para 401 km.

O terceiro lançamento, esse previsto só para 2025, será o SUV L. De porte médio, o modelo tem 4,77 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,66 m de altura e um entre eixos de 2,81 m, sendo um pouco mais baixo e mais curto que seu principal rival, o BYD Song Plus.

Continua após a publicidade
Neta Aya
Neta Aya (Neta/Divulgação)

Assim como os irmãos, o Neta L também é vendido com duas opções de motorização. A primeira é totalmente elétrica, onde um motor de 231 cv é alimentado por uma bateria de 68,1 kWh, sendo capaz de rodar até 460 km pelo ciclo de medição chinesa. 

A segunda é do tipo híbrida plena, ou seja, une o mesmo motor elétrico a um motor 1.5 a gasolina de 89 cv. Porém ele não atua tracionando as rodas e serve apenas como gerador para a bateria de 30 kWh. É o chamado EREV, ou elétricos de autonomia estendida. Nessa configuração, a Neta anuncia um alcance máximo de 1.070 km.

Neta L
O SUV Neta L será o último e tem chegada prevista para 2025 (Neta/Divulgação)

No Brasil, as operações da Neta devem começar já no mês de maio, com o lançamento da marca e a chegada dos primeiros carros para o processo de homologação. A intenção da empresa é começar com uma rede nos estados do sudeste e centro-oeste e, posteriormente, expandir sua atuação para o resto do país. O início das vendas oficiais ainda não foi anunciado, mas é provável que aconteça já no início do segundo semestre.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.