Não parece, mas o carro brasileiro ficou mais barato em 10 anos
A inflação acumulada em 10 anos superou a faixa de 70%, e acredite: poucos carros acompanharam o mesmo ritmo de aumento de preços
Um Volkswagen Gol custa a partir de R$ 44.990. O Toyota Corolla não é vendido por menos de R$ 90.990. O Jeep Compass, SUV mais vendido do Brasil, custa R$ 111.990. A percepção é que o carro brasileiro ficou muito mais caro nos últimos anos.
Mera percepção. Levantamento feito por QUATRO RODAS mostra o contrário: a maioria dos modelos viu seus preços apenas acompanharem a escalada da inflação dos últimos 10 anos, e nada mais.
Alguns, inclusive, estão relativamente mais “baratos”, ou seja: custam menos do que seria o valor de um decênio atrás corrigido pela inflação.
Consideramos preços publicados na edição 593, de julho de 2009, e corrigimos pelo IPC-A (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE, acumulado em 71,9% até dezembro de 2018.
Separamos os modelos analisados em dois grupos: os que não tiveram qualquer alteração ou não mudaram de geração e os que mudaram de geração mas mantiveram mesmos nomes de versão e posicionamento no mercado.
Confira as tabelas a seguir:
Modelo que mudaram pouco |
Preço em 2009 |
Preço em 12/2018 |
Valor de 2009 corrigido IPC-A |
VW Spacefox 1.6/Trend 1.6 | R$ 46.070 | R$ 63.460 | R$ 79.197 |
Fiat Strada CS 1.4/Working | R$ 30.590 | R$ 49.990 | R$ 52.586 |
Fiat Weekend 1.4/Attractive 1.4 | R$ 39.290 | R$ 62.490 | R$ 67.542 |
Fiat Doblò 1.8 Adventure | R$ 58.900 | R$ 98.990 | R$ 101.253 |
VW Fox Extreme/Xtreme 1.6 | R$ 38.040 | R$ 54.900 | R$ 65.393 |
VW Gol 1.6 | R$ 31.040 | R$ 51.040 | R$ 53.359 |
VW Voyage 1.6 | R$ 33.910 | R$ 58.820 | R$ 58.293 |
Modelo que mudaram de geração |
Preço em 2009 |
Preço em 12/2018 |
Valor de 2009 corrigido IPC-A |
Ford Fusion 2.5 | R$ 84.900 | R$ 122.200 | R$ 145.948 |
Toyota Hilux SRV 4X4 Diesel | R$ 119.900 | R$ 179.990 | R$ 206.116 |
Renault Sandero 1.6 Expression | R$ 34.990 | R$ 54.990 | R$ 60.150 |
Citroën C3 1.6 Exclusive AT | R$ 44.740 | R$ 68.990 | R$ 76.911 |
Honda Fit EXL 1.5 | R$ 62.005 | R$ 83.300 | R$ 106.590 |
Toyota Corolla XEi | R$ 67.720 | R$ 105.990 | R$ 116.415 |
Entre todos os modelos analisados, o único que hoje está mais caro frente ao preço de 2009 corrigido é o VW Voyage 1.6.
Alguns Fiat, como a Strada Working, o Doblò Adventure, e ainda o VW Gol 1.6 têm diferenças de preço menores que R$ 2.000. Todos eles não tiveram grandes mudanças em seu projeto nos últimos quase 10 anos.
Onde houve mudanças foi no pacote de equipamentos. Além de airbags dianteiros e freios ABS terem se tornado obrigatórios neste ínterim, hoje itens como ar-condicionado, direção assistida (hidráulica ou elétrica) e vidros elétricos são equipamentos de série em qualquer carro novo.
Dos modelos analisados, só a Strada e a Weekend continuam sem oferecer ar-condicionado de série .
Também é importante observar que o poder de compra do brasileiro aumentou. O salário mínimo de 2009, R$ 465, corresponde a R$ 799,37 hoje. Contudo, o salário mínimo em 2018 foi de R$ 954 e em 2019 alcançou R$ 998.
Se em 2009 o Renault Sandero 1.6 custava 75,24 vezes um salário mínimo, hoje equivale a 57,64 salários.
Os carros de hoje com preços de ontem
Também é interessante ver quanto custaria em 2009 um carro vendido hoje e que não existia naquela época.
Carro mais barato do Brasil hoje, o Chery QQ Smile custa R$ 29.690. Pela correção reversa, ele sairia por R$ 17.250 em julho de 2009. Como comparação, naquela época o carro mais barato do Brasil era o Fiat Mille duas portas, de R$ 21.960.
Voltando ao exemplo do Jeep Compass, seus R$ 111.990 equivalem, de acordo com o IPC-A, a R$ 65.100 de 2009. Em tese, ele seria mais barato do que um Fiat Stilo Blackmotion Dualogic, que custava R$ 65.900.
A pergunta que fica é: seu salário subiu 71,9% nos últimos 10 anos?