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Motorista é flagrado carregando carro híbrido com ‘gato’ em poste no Rio de Janeiro

Carregar um carro híbrido plug-in ou elétrico em instalações elétricas improvisadas pode gerar curtos-circuitos, incêndios e até danos irreversíveis ao veículo

Por Cristiane Barreto
Atualizado em 28 Maio 2025, 08h12 - Publicado em 28 Maio 2025, 07h00
Motorista carrega carro elétrico no poste
 (Reprodução/Instagram)
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No último sábado (23), circulou nas redes sociais o vídeo que flagrou uma cena, no mínimo, inusitada. Um motorista, no bairro Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, utilizava a fiação de um poste público para “recarregar” o seu carro híbrido – um BYD King. 

A reação de quem gravou o vídeo veio em tom de deboche: “Quando eu falo para vocês que o Rio de Janeiro não é para amadores… Olha onde o carro elétrico está carregando, aqui no Recreio. O cara fez um ‘gato’ no poste de luz e está carregando o carro dele! Tá aí uma ideia, vou comprar um carregador desses…”

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Quais são os riscos?

Fazer um “gato” na rede elétrica para carregar os veículos elétricos não é apenas uma prática incorreta — é extremamente perigosa. Diferente de uma ligação doméstica comum, a recarga clandestina não segue nenhum tipo de padrão técnico e não tem nenhuma proteção, o que amplia os riscos de sobrecarga na rede e de danos no carro durante o carregamento. Isso pode gerar curtos-circuitos, superaquecimento dos cabos, incêndios e até explosões. 

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O risco de choque elétrico também é alto. Essas ligações geram descargas elétricas. principalmente por estarem ligados a rede pública externa. 

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Além disso, há um prejuízo considerável para o próprio veículo. Diferente de outros aparelhos, os veículos elétricos ou híbridos plug-in dependem de um carregamento estável, contínuo e devidamente controlado. Variações de tensão, quedas repentinas ou picos de energia podem danificar seriamente as baterias e módulos do veículo.

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Vale lembrar que, atualmente, muitas fabricantes e concessionárias disponibilizam, junto com o carro, um carregador portátil. Esse equipamento é projetado justamente para ser conectado em tomadas apropriadas, dentro das normas técnicas de segurança. 

E-Transit Furgão_Carregador
(Divulgação/Ford)

No caso do BYD King, um híbrido plug-in, sua potência máxima de recarga é de 6,6 kW, que pode ser alcançada com wallboxes domésticos, se instalados da devida maneira. Com carregadores portáteis, a potência máxima em tomadas de 220V fica ao redor dos 3 kW.

Ou seja, recorrer a práticas perigosas e improvisadas, como puxar energia diretamente de postes públicos, não só é desnecessário como revela uma total falta de compreensão sobre os riscos envolvidos. 

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