Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Moto russa é movida a madeira queimada

Motocicleta da marca Ural recebeu conversão e atinge velocidade máxima de 80 km/h

Por Alexandre Ciszewski Atualizado em 9 nov 2016, 12h40 - Publicado em 27 ago 2013, 20h15
Moto russa é movida a madeira queimada

Às vezes nos deparamos com uma tecnologia que apenas foi esquecida com o passar do tempo. Pegue esta moto Ural como exemplo. Ela é movida a uma substância chamada gás de madeira, que é o subproduto da combustão incompleta de produtos de carbono, como a madeira, daí o seu nome.

O combustível passa por um processo chamado de gaseificação em um gerador de gás de madeira para a produção de hidrogênio combustível e monóxido de carbono. Então, basicamente, você está queimando madeira para a produção de combustível.

Esta motocicleta Ural teve um gerador de gás de madeira rudimentar instalado, junto com uma série de outros itens de baixa tecnologia que compõem o resto do sistema do side-car montado. De acordo com o site The Knee Slider, a velocidade máxima da moto russa é de apenas 80 km/h. O lado bom desta moto é que, se o seu combustível estiver acabando, basta estar munido de um machado e encontrar um local arborizado para “abastecer”.

Veículos movidos a gás de madeira podem ser bastante incomuns hoje, mas eles eram um meio normal de transporte no passado. Em países como Alemanha, Suécia, França, Dinamarca, Suíça e Finlândia veículos foram convertidos para funcionar com gás de madeira durante a 2ª Guerra Mundial devido ao racionamento de combustível. O gás de madeira ainda é usado em áreas rurais do mundo atualmente.

Continua após a publicidade

Publicidade