Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Moto mais aerodinâmica do mundo é elétrica e busca recorde de velocidade

O protótipo possui design inovador, que coloca um túnel abaixo do piloto para diminuir a resistência do ar

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 2 jul 2021, 09h46 - Publicado em 2 jul 2021, 09h44
moto mais aerodinamica em siverstone
A ideia inicial da WMC era fazer o evento de apresentação da sua moto em Silverstone. Mas devido às restrições por conta da pandemia, eles tiveram que migrar para um evento on-line (WMC/Divulgação)

A empresa britânica White Motorcycle Concepts quer quebrar recordes com sua mais nova motocicleta, a WMC250EV. Trata-se de um protótipo elétrico que, com suas inovações aerodinâmicas, busca se tornar a mais rápida e mais eficiente moto já produzida.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A chave do projeto está na tecnologia V-Air, já patenteada pela empresa no Reino Unido e que busca a licença para os EUA, Japão e Europa. Ela se baseia em um túnel, localizado logo abaixo do piloto, que diminui o peso frontal da motocicleta e permite a passagem do ar, criando o chamado efeito Venturi.

Segundo a WMC, essa estrutura deixa a moto com uma resistência ao ar 70% menor do que a “motocicleta mais aerodinâmica do mercado”. Nos testes realizados pela fabricante em simuladores e túneis de vento, o coeficiente de resistência chegou a 0,118. Para comparar, o Mercedes Classe A Sedan chegou em 2019 como o carro mais aerodinâmico da época, com coeficiente de 0,22. 

Para melhorar ainda mais a aerodinâmica do protótipo, o próprio dono da empresa, Rob White, teve seu corpo milimetricamente escaneado em posição de corrida. Com isso, todo o design da carroceria foi desenhado para que acompanhasse perfeitamente os contornos do corpo humano.

Continua após a publicidade
tunel de ar aerodinamico da moto da WMC
Rob é o chefe que põe a “mão na massa”. Além de piloto, ele também é parte fundamental no desenvolvimento do projeto (WMC/Divulgação)

Rob tem grande experiência no automobilismo. Com 25 anos de carreira atuando como engenheiro, ele já trabalhou na Fórmula 1, 24 horas de Le Mans e em provas de Enduro – um tipo de corrida de motocicleta que exige resistência, habilidade e regularidade dos pilotos.

moto mais aerodinamica do mundo teve evento cancelado em silverstone
(WMC/Divulgação)

O design especial da moto, faz com que o seu peso seja melhor distribuído, permitindo que a WMC implementasse um sistema de tração nas duas rodas. Ao todo, são quatro motores elétricos, dois dianteiros e dois traseiros, que somam 134 cv – longe de ser a maior potência em uma moto, diga-se.

O mais comum é que as motos tenham toda tração jogada na roda traseira. Fazendo que, por inércia, a roda dianteira seja jogada para cima. O novo design, que possibilita tração integral, torna possível utilizar um sistema de recuperação de energia semelhante ao usado nos carros elétricos, onde a energia cinética da aceleração é utilizada para frear o veículo assim que paramos de acelerar.

Continua após a publicidade

A potência pode parecer pouca, mas a intenção é fazer com que a WMC250E quebre recordes de velocidade. Rob quer superar a marca que pertence à Voxan Wattman, que atingiu 366 km/h na distância de uma milha (1,6 km). A moto pilotada pelo italiano Maxi Biaggi, nos mesmos testes, chegou a registrar velocidade máxima de 408 km/h, entretanto esse recorde não foi oficialmente registrado. A WMC pretende testar sua motocicleta no ano que vem, na Bolívia.

foto em estudio da moto mais aerodinamica do mundo
(WMC/Divulgação)

Embora não tenha divulgado números, Rob White garante que a junção de aerodinâmica e tração nas duas rodas, fará com que a WMC250E tenha maior autonomia do que qualquer outra motocicleta com motorização semelhante. A intenção do CEO é levar seu projeto de design para todo o tipo de moto comercial, ajudando em sua eficiência e, consequentemente, na diminuição de CO2.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa de QUATRO RODAS 746
A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.