Este ônibus tem aerodinâmica melhor que a de um Volkswagen Up!

Coletivo carrega até 83 passageiros, tem motor de 510 cv e tanque de combustível para 540 litros

Ônibus tem equipamentos semelhantes aos dos sedãs da Mercedes

Ônibus tem equipamentos semelhantes aos dos sedãs da Mercedes (Setra/Divulgação)

A Setra é uma fabricante de ônibus alemã que pertence à Daimler – que também é dona da Mercedes-Benz.

Sua mais nova criação é o ônibus mais luxuoso do mundo, que, apesar do seu formato, é mais aerodinâmico do que um Volkswagen Up!.

O coeficiente de arrasto aerodinâmico do Setra Double-Decker S 531 DT é 0,35, quando o Up! nacional tem 0,367 com seu formato de caixinha de leite. Sandero e Uno têm a mesma aerodinâmica do ônibus. 

Coeficiente aerodinâmico deste Setra é o mesmo de carros de passeio

Coeficiente aerodinâmico deste Setra é o mesmo de carros de passeio (Setra/Divulgação)

Nos automóveis, o resultado da Cx é obtido em túneis de vento, câmaras com ventiladores superpotentes que mostram como o ar se desloca pela carroceria do veículo. Quanto menor o valor do Cx, menor a resistência ao ar e mais aerodinâmico é o veículo.

Compartimento de carga é maior que o de uma van de carga

Compartimento de carga é maior que o de uma van de carga (Setra/Divulgação)

Mas a aerodinâmica é um pouco mais abrangente e também tem relação com a área frontal do veículo e com seu tamanho. Ainda assim, o S 531 DT surpreende considerando seus dois andares, os 14 metros de comprimento e a capacidade para até 83 passageiros.

Quadro de instrumentos é completo e tem tela de TFT

Quadro de instrumentos é completo e tem tela de TFT (Setra/Divulgação)

O compartimento de bagagem, por exemplo, tem 8,4 metros cúbicos quando um Citroën Jumpy tem 6,6. O tanque de combustível também é enorme: são 540 litros, mas, como opcionais, há reservatórios extras de 170 e 270 litros.

Motor 12.8 também está mais eficiente

Motor 12.8 também está mais eficiente (Setra/Divulgação)

De acordo com a Daimler, a aerodinâmica melhora o rendimento do motor seis cilindros 12.8 (510 cv e 254,9 mkgf a 1.100 rpm) a ponto de economizar 3.000 litros de diesel a cada 100.000 km rodados.

O Classe S dos ônibus

Para garantir o título de ônibus mais luxuoso do mundo, o Setra S 531 DT recorreu a soluções que a Daimler já tem. Dos Classe C e S veio o dispersador de fragrâncias no ar-condicionado.

Motorista tem vários equipamentos de alta tecnologia a sua disposição

Motorista tem vários equipamentos de alta tecnologia a sua disposição (Setra/Divulgação)

Também a exemplo dos Mercedes mais recentes, o busão de luxo tem o sistema de frenagem de emergência Active Brake Assist 4.

Ele para o ônibus para evitar atropelamentos e acidentes. É capaz de detectar obstáculos a 250 metros, pedestres a 80 e motos e bicicletas a 160 metros.

Ônibus leva até 83 passageiros

Ônibus leva até 83 passageiros (Setra/)

Também há alertas de pontos cegos, que já vem sendo usado em caminhões da Mercedes na Europa. Há vários sensores ao redor do ônibus para alertar o motorista sobre pessoas ou objetos nas imediações, seja em manobras ou em mudanças de faixa.

Há teto-solar e mesinhas para a viagem

Há teto-solar e mesinhas para a viagem (Setra/Divulgação)

Como boa parte dos ônibus de turismo, esse Setra tem interior modular. Mas a grande sacada é que os assentos podem ser deslocados a qualquer momento para ampliar o espaço para cadeiras de rodas ou carrinhos de bebê.

Além disso, seu banheiro foi concebido para aproveitar ao máximo o espaço disponível.

Há outras soluções interessantes, como vários tetos solares, janelas maiores, partida por botão, central com GPS e acendimento automático dos faróis.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s