Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Este ônibus tem aerodinâmica melhor que a de um Volkswagen Up!

Coletivo carrega até 83 passageiros, tem motor de 510 cv e tanque de combustível para 540 litros

Por Henrique Rodriguez 22 ago 2018, 20h30
Ônibus tem equipamentos semelhantes aos dos sedãs da Mercedes Setra/Divulgação

A Setra é uma fabricante de ônibus alemã que pertence à Daimler – que também é dona da Mercedes-Benz.

Sua mais nova criação é o ônibus mais luxuoso do mundo, que, apesar do seu formato, é mais aerodinâmico do que um Volkswagen Up!.

O coeficiente de arrasto aerodinâmico do Setra Double-Decker S 531 DT é 0,35, quando o Up! nacional tem 0,367 com seu formato de caixinha de leite. Sandero e Uno têm a mesma aerodinâmica do ônibus. 

Coeficiente aerodinâmico deste Setra é o mesmo de carros de passeio Setra/Divulgação

Nos automóveis, o resultado da Cx é obtido em túneis de vento, câmaras com ventiladores superpotentes que mostram como o ar se desloca pela carroceria do veículo. Quanto menor o valor do Cx, menor a resistência ao ar e mais aerodinâmico é o veículo.

Compartimento de carga é maior que o de uma van de carga Setra/Divulgação

Mas a aerodinâmica é um pouco mais abrangente e também tem relação com a área frontal do veículo e com seu tamanho. Ainda assim, o S 531 DT surpreende considerando seus dois andares, os 14 metros de comprimento e a capacidade para até 83 passageiros.

Quadro de instrumentos é completo e tem tela de TFT Setra/Divulgação

O compartimento de bagagem, por exemplo, tem 8,4 metros cúbicos quando um Citroën Jumpy tem 6,6. O tanque de combustível também é enorme: são 540 litros, mas, como opcionais, há reservatórios extras de 170 e 270 litros.

Motor 12.8 também está mais eficiente Setra/Divulgação
Continua após a publicidade

De acordo com a Daimler, a aerodinâmica melhora o rendimento do motor seis cilindros 12.8 (510 cv e 254,9 mkgf a 1.100 rpm) a ponto de economizar 3.000 litros de diesel a cada 100.000 km rodados.

O Classe S dos ônibus

Para garantir o título de ônibus mais luxuoso do mundo, o Setra S 531 DT recorreu a soluções que a Daimler já tem. Dos Classe C e S veio o dispersador de fragrâncias no ar-condicionado.

Motorista tem vários equipamentos de alta tecnologia a sua disposição Setra/Divulgação

Também a exemplo dos Mercedes mais recentes, o busão de luxo tem o sistema de frenagem de emergência Active Brake Assist 4.

Ele para o ônibus para evitar atropelamentos e acidentes. É capaz de detectar obstáculos a 250 metros, pedestres a 80 e motos e bicicletas a 160 metros.

Ônibus leva até 83 passageiros Setra

Também há alertas de pontos cegos, que já vem sendo usado em caminhões da Mercedes na Europa. Há vários sensores ao redor do ônibus para alertar o motorista sobre pessoas ou objetos nas imediações, seja em manobras ou em mudanças de faixa.

Há teto-solar e mesinhas para a viagem Setra/Divulgação

Como boa parte dos ônibus de turismo, esse Setra tem interior modular. Mas a grande sacada é que os assentos podem ser deslocados a qualquer momento para ampliar o espaço para cadeiras de rodas ou carrinhos de bebê.

Além disso, seu banheiro foi concebido para aproveitar ao máximo o espaço disponível.

Há outras soluções interessantes, como vários tetos solares, janelas maiores, partida por botão, central com GPS e acendimento automático dos faróis.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês