Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Morre o piloto Ken Block, de Gymkhana e DC Shoes, aos 55 anos

Piloto norte-americano foi co-fundador da DC Shoes e depois fez carreira como piloto de rallycross, e ainda se tornou viral na internet

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 jan 2023, 09h58 - Publicado em 3 jan 2023, 09h16
ken-block-with-hoonigan-ford-mustang
 (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

O piloto norte-americano Ken Block, de 55 anos, morreu nesta segunda-feira. Além da carreira nos ralis, Block era conhecido também pelas acrobacias na série de vídeos Gymkhana, por ser cofundador da DC Shoes e, depois, da Hoonigan. Ele não resistiu a um acidente de snowmobile (moto de neve) em Utah, nos Estados Unidos.

Nascido Kenneth Paul Block, ele estava pilotando no seu Rancho quando capotou numa encosta íngreme e o veículo caiu sobre ele. As autoridades declararam o óbito no local devido às lesões sofridas no acidente.

Ken Block
(Reprodução/Internet)

As últimas publicações do piloto no Instagram, inclusive, mostraram o local com todos os veículos cobertos de neve. Ele havia demarcado a pista para o snowmobile há poucos dias.

Foi a Hoonigan Race Division, equipe de rally na qual Block também era co-fundador, que divulgou o falecimento do piloto no final da noite desta segunda-feira. 

“É com nosso profundo pesar que podemos confirmar que Ken Block faleceu em um acidente de snowmobile hoje. Ken era um visionário, um pioneiro e um ícone. E o mais importante, um pai e marido. Sua falta será incrivelmente sentida”, completou.

Ken Block
(Reprodução/Internet)

A fama mundial de Ken Block veio com a série de vídeos Gymkhana. Suas manobras radicais de tirar o fôlego, seja pelos obstáculos encarados com o carro escorregando de lado, seja pela produção megalomaníaca nos mais diversos locais do mundo, viralizaram dezenas de vezes a partir do vídeo Gymkhana 2, que viralizou em 2009.

Continua após a publicidade

Os vídeos de Ken Block não só inspiraram uma nova geração de pilotos como também mudou o cenário dos vídeos de automobilismo com seu estilo e técnica. Além de milhões de visualizações no YouTube, ganhou a série The Gymkhana Files na Amazon Prime Video.

Ken Block
(Reprodução/Internet)

Ken Block fez carreira nas competições de rali dos Estados Unidos, onde começou a competir em 2005, um ano após vender a DC Shoes para a Quiksilver. Inclusive, em 2022, Block foi vice-campeão do campeonato norte-americano de rali a bordo de um Hyundai i20 WRC. Sua mulher, Lucy, e a filha, Lia, também participaram da competição.

Compartilhe essa matéria via:

Ken Block

Continua após a publicidade

Ainda teve participações no Mundial de Rali (WRC), no Global Rallycross, no Americas Rallycross e nos campeonatos Europeu de Ralicross e Mundial de Ralicross. Ainda esteve no Brasil em 2013, competindo como piloto de rallycross no X Games de Foz do Iguaçu, etapa do Campeonato Global de RallyCross. Ainda aproveitou a temporada no Brasil para lançar o Fiesta no Brasil.

Continua após a publicidade

Mas foi a bordo de carros da Ford, que passou a pilotar a partir de 2010 após três anos com a Subaru, que ele ganhou fama. Usou Fiesta, Mustang, F-150 e até Escort em seus vídeos. Mais recentemente ele havia se tornado piloto da Audi, onde ajudaria a desenvolver até mesmo carros elétricos.

Ken Block

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.