Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Morgan Plus Four CX-T é roadster mais valente que a maioria dos SUVs

Após 70 anos de espera por nova geração do Plus Four, Morgan é mais breve ao lançar versão aventureira do roadster

Por Eduardo Passos
6 ago 2021, 23h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Já pensou em comprar um roadster de madeira para fazer rali? Agora você pode
    Já pensou em comprar um roadster de madeira para fazer rali? Agora você pode (Divulgação/Morgan)

    Muito conhecida por ter usado, por décadas, madeira onde a grande maioria das fabricantes utiliza ligas metálicas, a britânica Morgan também acumula 110 anos de história no fora-de-estrada; um legado apropriadamente mantido pelo novo Plus Four CX-T.

    Publicidade

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Publicidade

    Com o T de “trails” (“trilhas”, em inglês), o aventureiro é, na verdade, uma versão do Morgan Plus Four, atualizado em 2020 após 70 anos com a mesma plataforma. A diferença é muito mais do que estética e, além do visual explorador, há preparo hardcore, sem desculpas para poupar o roadster de terrenos inóspitos.

    Continua após a publicidade

    Segundo a fabricante, a ideia de transformar o novo Plus Four em um fora-de-estrada veio das “empreitadas que os clientes da Morgan já realizaram ao redor do mundo” ao longo das décadas.

    Publicidade
    Convenhamos que há motivos para o Plus Four CX-T vir com dois estepes e um galão de combustível
    Convenhamos que há motivos para o Plus Four CX-T vir com dois estepes e um galão de combustível (Divulgação/Morgan)

    Mas é claro que isso não bastava, e um dos trunfos do Plus Four CX-T é sua nova plataforma de alumínio, mais versátil, segura e adequada às legislações do que a anterior, aposentada recentemente. De tão importante, a plataforma CX é quem completa o batismo do esportivo, com rigidez torcional 100% maior em relação a modelos mais antigos, que tinham madeira de freixo reforçada onde, agora, o alumínio assumiu as funções.

    Se é para cair na terra, não há motivo para exagerar no luxo da cabine
    Se é para cair na terra, não há motivo para exagerar no luxo da cabine (Divulgação/Morgan)

    A fim de desenvolver uma versão off-road à altura do icônico Plus Four, também houve contribuição da Rally Raid UK — preparadora responsável pela criação de 60 carros de 15 edições diferentes do Rally Dakar. 

    Continua após a publicidade
    Com suspensão duplo-A, pacote esportivo e proteção reforçada do cárter Morgan garante resistência e capacidade dignas do preço milionário
    Com suspensão duplo-A, pacote esportivo e proteção reforçada do cárter Morgan garante resistência e capacidade dignas do preço milionário (Divulgação/Morgan)

    O resultado a quatro mãos envolve o uso de braços de suspensão do Morgan Plus Six, amortecedores esportivos da EXE-TC, buchas feitas sob medida e pneus off-road que juntos elevam o roadster a um vão-livre de 23 cm. Detalhes como o escape lateral também contribuem para um elevado ângulo de saída.

    Para proteger os dois ocupantes, foi instalada uma gaiola de proteção que, além da segurança, oferece suporte para compartimentos de carga e até fixação de bicicletas ou pranchas de surfe.

    Publicidade
    Promessa de desempenho ao nível de clássicos do rali
    Promessa de desempenho ao nível de clássicos do rali (Divulgação/Morgan)

    Para chegar ao destino, o esforço é do motor 2.0 turbo da BMW, com 258 cv e 40,9 kgfm. “Os três modos de bloqueio do diferencial maximizam a tração em qualquer tipo de superfície”, garante a marca que também acrescentou extensa proteção ao assoalho do veículo.

    Continua após a publicidade
    As oito unidades serão feitas sob medida e, claro, numeradas
    As oito unidades serão feitas sob medida e, claro, numeradas (Divulgação/Morgan)

    Pois bem, se um fora-de-estrada amadeirado é o que falta para suas aventuras é melhor correr: apenas seis unidades do Plus Four CX-T serão produzidas. Todas serão finalizadas antes do fim do ano e custarão £170.000 (cerca de R$ 1,2 milhão), sem impostos.

    Publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Continua após a publicidade
    Edição de julho
    A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.