Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Mitsubishi terá carros sem retrovisores externos a partir de 2019

Espelhos serão substituídos por câmeras de alta resolução e com inteligência artificial

Por Henrique Rodriguez 19 jan 2018, 19h00
Mitsubishi CA-MiEV
O Mitsubishi CA-MiEV, de 2013, já antecipava a tendência de retirar os retrovisores Divulgação/Mitsubishi

Bem longe dos seus tempos áureos, a Mitsubishi vive uma fase de renovação. Ela terá seis novos modelos até 2020 e pretende colocar bastante tecnologia neles. Tanto que sequer terão retrovisores.

A fabricante japonesa diz ter desenvolvido as melhores câmeras para uso automotivo. Elas serão responsáveis por substituir os espelhos externos – que, apesar da automatização, mudaram muito pouco nos últimos 100 anos.

O sistema da Mitsubishi usa inteligência artificial e é capaz de detectar um objeto a até 100 metros de distância. Câmeras usadas em automóveis hoje têm alcance médio de 30 metros. A precisão da detecção de objetos foi melhorada de 14% para 81%.

O sistema de cognição visual permite imitar o comportamento visual humano para se concentrar em áreas específicas dentro do campo de visão da câmera. Ele também pode diferenciar carros, motocicletas e pedestres. Assim, deverá reduzir a quantidade de acidentes nas estrada, especialmente em mudanças nas pistas.

Continua após a publicidade

mirror cadillac
Chevrolet já usa câmera no lugar do espelho interno Divulgação/Chevrolet

Além disso é possível esperar uma diminuição do arrasto aerodinâmico, melhorando a eficiência energética dos modelos.

A montadora planeja colocar sua tecnologia em veículos no Japão até 2019. Esse movimento foi estimulado por uma decisão do país, que permitiu a adoção de câmeras no lugar dos espelhos externos em 2016.

Mas o espelho interno já ganhou suporte de câmeras. Alguns Cadillac e até o Chevrolet Bolt têm uma tela por trás do retrovisor interno. Ela é capaz de mostrar imagens da traseira em alta resolução e com ângulo de visão maior que o do espelho.

Continua após a publicidade

Publicidade