O Mitsubishi Eclipse Cross está de cara (e traseira) novas. O SUV médio dos Três Diamantes acaba de chegar à linha 2023, com reestilização significante, que acompanha o mercado global e resolve a polêmica da traseira do modelo. A mecânica segue basicamente igual, com motor 1.5 turbo e opções de tração 4×2 ou 4×4.
Assine Quatro Rodas por apenas R$ 9,90
A tração dianteira vale para as versões GLS, HPE e HPE-S, que vão de R$ 186.990 a R$ 221.990. Já o topo de linha Eclipse Cross HPE-S AWC se destaca pelo Super All-Wheel Control e sai por R$ 232.990. O sistema utiliza acoplamento eletromagnético para distribuir o torque entre os eixos e tem modos de condução off-road, que valorizam a vocação da marca para o rali.
Fim da polêmica na traseira
Ame ou odeie, a tampa do porta-malas do Eclipse Cross era o maior destaque do modelo. A régua, que unia as lanternas e separava o vidro do restante da peça, saiu de cena, dando lugar a um conjunto mais “comportado”, que busca dar mais volume ao utilitário.
O novo visual também tem sua utilidade, permitindo que o porta-malas agora chegue aos 540 l, 14% a mais do que antes. Atrás, também muda o para-choque, que nas versões mais caras vem com detalhes em black piano e skid plate na cor do veículo. Os Eclipse Cross HPE-S e HPE-S AWC também são os únicos a contar com teto solar panorâmico duplo e retrovisor com desembaçamento.
Dianteira mais moderna
Com o porta-malas mais discreto, a Mitsubishi revitalizou bem a dianteira, que recebeu aspectos da moda como faróis bem finos, explorando a capacidade dos leds — ainda que, na versão de entrada, esses sejam halógenos.
“Extremamente afiadas”, as luzes são full-led a partir do HPE, com faróis de neblina bem chamativos e completados por acabamento em black piano e cromado. O tom escuro também predomina na grade, com acabamento mais detalhista e pouco cromo em suas cores.
Interior com sistema JBL
Por dentro, a maior novidade do Eclipse Cross 2023 é o sistema multimídia da JBL, que melhora a agilidade e resposta ao toque da tela de 7’’, de série. Muito além do Android Auto e Apple Carplay, o modelo feito em Catalão (GO) mantém boas tecnologias como head-up display, ACC, AEB e até um sistema que evita acelerações involuntárias.
Em termos estéticos, a marca adicionou a opção de revestimento aos bancos de couro, enquanto manteve a reclinação dos bancos traseiros, ajustes elétricos e até aquecimento.
Mesmo 1.5 turbo de antes
O que não foi alterado em nada, entretanto, foi o motor 1.5 turbo, que mantém 165 cv e 25,5 kgfm, com pico de torque em baixas rotações. O câmbio é CVT com oito velocidades simuladas, e capacidade de se adaptar ao estilo de cada motorista.
A Mitsubishi ressalta o ajuste de suspensão — McPherson (dianteira) e multilink (traseira) — como um dos destaques do Eclipse Cross, com ajuste apurado às vias brasileiras. Segundo a montadora, o Mitsubishi Eclipse Cross 2023 chegará à toda rede nacional ainda no mês de março.
Preços do novo Mitsubishi Eclipse Cross 2023
VERSÃO | PREÇO |
Eclipse Cross GLS | R$ 186.990 |
Eclipse Cross HPE | R$ 201.990 |
Eclipse Cross HPE-S | R$ 221.990 |
Eclipse Cross HPE-S S-AWC | R$ 232.990 |
Ficha técnica do Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S S-AWC 2023
Motores: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, turbo, 1.499 cm³; 165 cv a 5.500 rpm e 25,5 kgfm a 4.500 rpm
Câmbio: CVT, 8 marchas simuladas, tração 4×4
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira), multilink (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira), disco sólido (traseira)
Pneus: 225/55R18
Dimensões: comprimento, 454,5 cm; largura, 180,5 cm; altura, 168,5 cm; entre-eixos, 267,0 cm; porta-malas, 540 l