Miss simpatia: ela já vendeu 45 carros novos por mês

Com cinco prêmios dados pela Toyota, dona Laura é campeã de vendas da marca

Laura e sua paixão: um carro vendido por dia e babá para Bebete Laura e sua paixão: um carro vendido por dia e babá para Bebete

Laura e sua paixão: um carro vendido por dia e babá para Bebete (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Do alto de seus saltos de 7 cm, Laura Hashimoto circula apressada pela concessionária Caltabiano Pacaembu, em São Paulo. Aos 71 anos, 14 deles dedicados às vendas de Toyota, dona Laura é das que mais comercializam modelos da marca no Brasil.

Já conquistou cinco prêmios de melhor vendedora em toda a rede nacional. Até foi para o Japão conhecer a sede da fábrica e seu presidente. “Falei com ele em japonês”, diz ela, que começou na função aos 57 anos, após se aposentar e sem nenhuma experiência na área.

Mais velha da rede Caltabiano, ela vende 25 carros por mês, o que representa 21% do total da autorizada. Seu recorde foi de 45 unidades.

O segundo do ranking chega a 18.”Tenho uns 200 clientes fiéis e alguns vêm de longe para comprar comigo”, diz. É o caso de Fernanda Cocicov, de São Sebastião (SP): “Meu pai, que é de Petrópolis (RJ), vem para cá só para comprar com ela”.

Para os clientes, o segredo está em humanizar a venda. Costuma ligar para perguntar da família e se estão satisfeitos. E faz questão de entregar o carro pessoalmente.

Tem algum privilégio sobre os outros vendedores?

Até o ano passado tinha um estagiário que trabalhava só comigo, o que nenhum outro vendedor teve. Todos os anos ganho viagens nacionais e algumas internacionais por bater as metas de venda. Acabo de voltar da África do Sul.

Atende clientes famosos?

Sim. O autor de novelas da Rede Globo Walter Negrão e a apresentadora Ana Hickmann sempre compram comigo.

Qual foi a venda mais difícil que já fez?

Foi para uma senhora que estava muito indecisa. Passei a tarde inteira com ela mostrando cada modelo. Por fim, ela comprou um Corolla. Os clientes ansiosos são os mais difíceis, pois idealizam um carro e às vezes não posso atender suas expectativas.

Onde gasta seu dinheiro?

Minha paixão é minha cachorrinha Bebete, que trato como filha, pois tem uma babá só para ela. É a quem dedico boa parte dos meus recursos. Como sou viúva e não tenho filhos, não guardo dinheiro. Gasto também com ingressos de peças de teatro e de concertos e em viagens.

É apaixonada por carros? Qual modelo a senhora tem?

Por incrível que pareça, nunca tive paixão por automóveis.

Já tive um Corolla, mas hoje vou e volto andando da concessionária. Quando o trajeto é muito longo, utilizo três taxistas de confiança.

Teve que enfrentar preconceito de colegas de trabalho e de clientes por causa de sua idade?

Não, acho que minha idade me ajuda a vender. Digo até que tenho dez anos a mais do que a realidade

 

NOTA: Reprodução de reportagem publicada originalmente na edição de abril de 2011

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Carlos Minkap

    BACANA O RELATO DESTA SENHORA, MAS NÃO QUERENDO DESMERECER SEU TRABALHO PARA VENDER TOYOTA NÃO PRECISA SE ESFORÇAR MUITO A MARCA PRATICAMENTE SE VENDE SOZINHA.

    E NÃO TER UM CARRO DA TOYOTA ME SOOU UM POUCO ESTRANHO, A NÃO SER QUE NÃO TENHA MAIS CONDIÇÕES DE DIRIGIR.

  2. SAMUEL ABRANTES MARTINS

    FUI CONSULTOR DE VENDAS ATE 2016 NA CONCESSIONARIA TOYOTA EM DOURADOS MS. TIVE MEDIA DE VENDAS DE 20 A 25 CARROS MES, MEU RECORD FOI DE 42 UNIDADES EM DEZEMBRO DE 2014, POR ISSO DOU PARABENS A COLEGA, POIS A TOYOTA E UMA MARCA MARAVILHOSA, MAS NAO SE VENDE SOZINHA, SENAO TODOS VENDERIAM A MESMA QUANTIDADE, INFELIZMENTE AQUI NUNCA FUI SEQUER PARABENIZADO.