PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A menina veneno das arrancadas no Brasil

Isabela Porte é a única mulher a ganhar um campeonato de arrancada no Brasil – e ela fez isso aos 12 anos

Por Isadora Carvalho
Atualizado em 8 mar 2018, 16h18 - Publicado em 16 ago 2016, 12h05
Isabela com seu Camaro de 700 cv e o dragster que usava aos 11 anos nas pistas de arrancada
Isabela com seu Camaro de 700 cv e o dragster que usava aos 11 anos nas pistas de arrancada (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Enquanto seus colegas se divertiam na quadra do prédio ou à frente do computador, a paulista Isabela Porte acelerava nas pistas de arrancada. À época, com 11 anos, ela já domava um dragster de 90 cv capaz de chegar aos 150 km/h.

Aos 12, ganhou o campeonato paulista de arrancada e, aos 15, conquistava o recorde brasileiro com o melhor tempo – 201 metros em 7,122 s. “Foi um dos melhores dias da minha vida. A emoção de bater um recorde nacional é maior do que ganhar um título”, conta Isabela.

Em 2012, ela era a única garota a disputar os campeonatos de arrancada.

Continua após a publicidade

Isabela não é a primeira mulher da família a se aventurar nas pistas. Sua mãe, Marisa Porte, também participava de provas de arrancada com um Opala 1969 preparado.

“Assim que me casei, eu frequentava Interlagos para acompanhar meu marido em suas corridas. Uma vez decidi participar e, para minha surpresa, ganhei o campeonato”, diz Marisa. No entanto, ela teve de dar uma pausa em seu novo hobby quando engravidou de seu filho mais velho.

Por décadas, Aguinaldo, o patriarca da família viciada em velocidade, curtiu o hobby sozinho. Ele só voltaria a ter companhia em 2002, quando Marisa retornou às pistas com um Camaro 1992 5.7 V8 de 700 cv. E não era um bólido qualquer: o carro havia sido preparado por seu filho Henrique – também piloto.

Continua após a publicidade

A carreira da mãe durou dez anos,  pois ela decidiu ceder lugar à filha,  trocando o asfalto pela arquibancada. “Agora ela me dará a alegria de correr com o meu carro”, diz Marisa.

A família Porte leva a arrancada tão a sério que construiu uma pista própria em Tremembé, no interior de São Paulo. É lá que Isabela pratica o esporte a bordo do clássico herdado. Hoje, aos 19 anos, provas de arrancada ainda são sua diversão favorita.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.